14 de Junho de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O presidente Lula anunciou na semana passada uma série de medidas para fortalecer o sistema de proteção dos biomas brasileiros, reduzir o desmatamento e combater o aquecimento global.
Ao lado da ministra Marina Silva e de governadores de estados amazônicos, o presidente assinou um conjunto de atos que buscam a retomada da liderança do Brasil pela sustentabilidade ambiental do planeta.
“Esse é o compromisso que reafirmo hoje. Um compromisso não só com a população brasileira, mas com todos os povos que estão passando ou passarão pelos eventos climáticos mais severos de todos os tempos", discursou.
Na presença de familiares de Bruno Pereira e Dom Phillips, assassinados há um ano, Lula anunciou o Plano de Segurança e Soberania da Amazônia.
O objetivo é combater crimes como grilagem de terras públicas, garimpo, extração de madeira, mineração, caça e pesca ilegais em territórios indígenas e nas áreas de proteção ambiental da região.
O Plano de Segurança prevê, entre outras medidas, a implantação da Companhia de Operações Ambientais da Força Nacional de Segurança Pública, bases fluviais e terrestres integradas para o fortalecimento dos serviços de segurança pública na região e modernização de infraestrutura dos órgãos de segurança pública que atuam na Amazônia Legal.
Os demais decretos fortalecem a proteção ambiental no Brasil, com iniciativas como a criação do Parque Nacional da Serra do Teixeira na Paraíba, a ampliação em 1800 hectares da reserva extrativista Chocoaré (MT) e uma unidade de conservação no Pará.
Destaque para a atualização do comitê técnico da indústria de baixo carbono, que busca promover a transição verde do setor produtivo e para a assinatura de um decreto que restabelece o Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima.
Outro texto altera a composição do comitê gestor do Fundo Nacional sobre Mudanças no Clima, ampliando sua representatividade institucional, por meio de maior participação social, e ajustando procedimentos operacionais do colegiado.
Por fim, um decreto atualiza o instrumento que cria a Comissão Nacional para Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa resultantes de Desmatamento e da Degradação Florestal.
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos