18 de Janeiro de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O Governo Federal anunciou no fim do ano passado a criação de um sistema nacional de logística reversa de embalagens de vidro.
O decreto estabelece metas para os índices de reciclagem e para o quanto de material reciclado é utilizado na fabricação de novas embalagens.
As ações não terão recursos dos cofres públicos e serão realizadas pela iniciativa privada, por meio de parcerias entre fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
No último levantamento da Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), os dados indicaram que 47% das embalagens comercializadas no Brasil eram recicladas.
Segundo o site da EBC, os índices serão monitorados e avaliados a partir da apresentação de dados e relatórios publicados no site do programa Recicla+, capitaneado pelo Ministério do Meio Ambiente.
De acordo com a equipe da pasta, a falta de regulamentação levava empresas a buscarem cacos de vidro no exterior, principalmente em países da Europa.
Além disso, muitos estados brasileiros não sabiam o que fazer exatamente com o vidro descartado pela população.
Ainda de acordo com a equipe do Ministério, o decreto também vai reduzir os custos dos processos vinculados ao transporte e aterramento e contribuir para a redução na emissão de gases do efeito estufa.
Reciclagem de Vidro
Fabricado basicamente em areia e calcário, o vidro, além de ser infinitamente reciclável, é um dos materiais mais simples e eficientes para reciclar.
É mais barato investir na reciclagem de vidro e fabricar produtos com materiais reaproveitados do que com matérias-primas virgens.
Ao contrário do plástico, as garrafas e frascos de vidro podem ser reciclados sem que o produto final perca qualidade.
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França, batizada de Apelo de Nice
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores
Pontos de coleta estão disponíveis em centenas de cidades de todos os estados do Brasil
Iniciativa comprova que integrar esforços gera impactos ambientais e sociais expressivos