18 de Janeiro de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O Governo Federal anunciou no fim do ano passado a criação de um sistema nacional de logística reversa de embalagens de vidro.
O decreto estabelece metas para os índices de reciclagem e para o quanto de material reciclado é utilizado na fabricação de novas embalagens.
As ações não terão recursos dos cofres públicos e serão realizadas pela iniciativa privada, por meio de parcerias entre fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
No último levantamento da Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), os dados indicaram que 47% das embalagens comercializadas no Brasil eram recicladas.
Segundo o site da EBC, os índices serão monitorados e avaliados a partir da apresentação de dados e relatórios publicados no site do programa Recicla+, capitaneado pelo Ministério do Meio Ambiente.
De acordo com a equipe da pasta, a falta de regulamentação levava empresas a buscarem cacos de vidro no exterior, principalmente em países da Europa.
Além disso, muitos estados brasileiros não sabiam o que fazer exatamente com o vidro descartado pela população.
Ainda de acordo com a equipe do Ministério, o decreto também vai reduzir os custos dos processos vinculados ao transporte e aterramento e contribuir para a redução na emissão de gases do efeito estufa.
Reciclagem de Vidro
Fabricado basicamente em areia e calcário, o vidro, além de ser infinitamente reciclável, é um dos materiais mais simples e eficientes para reciclar.
É mais barato investir na reciclagem de vidro e fabricar produtos com materiais reaproveitados do que com matérias-primas virgens.
Ao contrário do plástico, as garrafas e frascos de vidro podem ser reciclados sem que o produto final perca qualidade.
Evento é um espaço para experiências de negócios e fortalecimento da Reciclagem Popular
Catadora, negra e semi-analfabeta, escritora foi uma artista brasileira de espírito livre
Falta de consenso resultou em convocação de uma nova reunião para 2025
Orientação é levar de volta ao local onde você fez o exame