08 de Marco de 2023,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou no dia 13 de fevereiro dois decretos para promover o protagonismo dos catadores no processo de reaproveitamento de materiais recicláveis e reutilizáveis no Brasil.
A cerimônia contou com a participação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e da Ministra do Meio Ambiente e Mudança de Clima, Marina Silva.
Os atos também viabilizam uma importante mudança no modelo atual de economia circular e logística reversa, que agora passa a ser pauta prioritária para o desenvolvimento sustentável do país.
O primeiro decreto institui o Programa Diogo Sant’ana Pró-Catadoras e Catadores para a Reciclagem Popular, recriação do antigo Programa Pró-Catador, extinto pelo governo passado.
O segundo decreto cria três novos instrumentos: o Certificado de Crédito de Reciclagem; o Certificado de Estruturação e Reciclagem de Embalagens em Geral; e o Crédito de Massa Futura.
“Nosso objetivo é promover uma cultura de protagonismo e em defesa dos direitos dos catadores na cadeia de reciclagem. A medida não apenas recria, mas sobretudo atualiza o antigo Programa Pró-Catador”, informa em nota a assessoria do Planalto.
Programa Diogo Sant’ana
O nome é uma homenagem ao advogado e ativista Diogo Santana, morto no fim de 2020 ao encostar em uma grade eletrificada em uma praia de Florianopólis (SC).
O militante teve atuação destacada nos governos Lula e Dilma na implementação de políticas de reciclagem e sustentabilidade, priorizando a inclusão dos catadores nos processos.
“A Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, que também teve o advogado como um importante assessor jurídico, saúda esta decisão do governo federal em homenagear Santana, profissional competente e defensor dos direitos dos catadores e das populações mais vulneráveis do país”, comemorou a ANCAT em suas redes sociais.
Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas
Organização aproveita férias de julho para convocar participação da garotada
Mutirão em São Mateus distribuiu EPIs, ofereceu atendimentos e acolheu trabalhadores
Ferramenta criada com ajuda da ONU apoia ações locais de proteção dos recursos hídricos