Recicla Sampa - Grandes Geradores
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Grandes Geradores

Veja outros artigos relacionados a seguir

Você possui um restaurante, uma lanchonete, um escritório, um bar ou um comércio que gera mais de duzentos litros diário de resíduos? Mora em um condomínio de uso misto - residencial e empresarial – em que a soma dos resíduos sólidos atinge um volume diário superior a mil litros? Ou produz mais de 50kg por dia de resíduos sólidos inertes como entulho, terra e materiais de construção? Se você respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas, você é um grande gerador. Isso significa que você é diretamente responsável pela saúde da vizinhança de seu estabelecimento e pela limpeza do bairro, e por isso, tem algumas obrigações.

O que diz a lei

Todo grande gerador não pode descartar seus resíduos em sacos de lixo comum e depositar na rua para a coleta domiciliar retirar. Se fizer isso, pode pagar uma multa que varia de R$ 1 mil a R$ 5 mil reais. Os grandes geradores tem como obrigação contratar uma empresa de coleta de resíduo particular e deve manter seu cadastro atualizado na Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), é o que diz a Lei Municipal 13.478/02. No caso do descumprimento, os estabelecimentos ficam passíveis da suspensão de seu funcionamento.

Foto1
Padaria Família Carvalho – São Paulo. Foto: Recicla Sampa

Como se cadastrar

Caso seu estabelecimento se enquadre no perfil dos grandes geradores, você deve preencher os formulários disponíveis no site da Amlurb e entregar na Divisão de Cadastro do órgão responsável, juntamente com os documentos solicitados para análise. Após a entrega dos documentos e aprovação do cadastro, você entrará em contato com uma das empresas privadas cadastradas para contratar o serviço de coleta.

Quem coleta?

A coleta de resíduos sólidos dos grandes geradores é realizada por empresas privadas que devem ser cadastradas na Amlurb para realizar suas atividades na cidade de São Paulo. O órgão é o responsável por fiscalizar, orientar, multar ou cancelar o cadastro caso os serviços prestados não cumpram suas obrigações corretamente.

Você pode ter acesso à relação de empresas concessionárias, permissionárias e autorizatárias que prestam esses serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos no site da Prefeitura de São Paulo, acessando a lista dos transportadores que atuam no serviço.


Últimas

Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024
Notícias

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente começa no Quênia

Encontro busca definir prioridades e desenvolver legislação ambiental internacional

26/02/2024
Notícias

Indicadores da coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024
Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024