07 de Abril de 2022,16h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Gigante brasileira do ramo dos calçados e artigos esportivos, a Alpargatas anunciou em julho do ano passado o início das atividades de um programa global de logística reversa para coletar e encaminhar para a reciclagem os chinelos descartados pelos consumidores.
A iniciativa foi um sucesso e já conta com 40 urnas espalhadas pelo Brasil, além de 87 em diferentes países da Europa. Agora, em uma parceria com as Casas Bahia, o projeto Havaianas ReCiclo estende sua atuação para o litoral de São Paulo.
De acordo com informações divulgadas no site da marca, a empresa vai instalar urnas coletoras nas cidades da baixada santista e do litoral norte do estado.
Idealizada em parceria com a TrashIn, startup especializada na gestão de resíduos, a iniciativa busca um ciclo de vida sustentável para os mais famosos chinelos de dedo do mundo.
Depois de recicladas, as sandálias são transformadas em tapetes de borracha, tatames e pneus para carrinhos de mão.
A ideia é minimizar os impactos ambientais e estimular as transformações sociais através da economia circular.
O programa já beneficiou mais de 300 famílias vinculadas às cooperativas responsáveis pelo processo de coleta e triagem dos produtos.
CMO da Alpargatas, Fefa Romano conta que o projeto, ao apresentar métodos de descarte adequado para seus calçados, também pretende promover a responsabilidade ambiental entre os consumidores.
“O programa tem o compromisso de conscientizar o consumidor sobre a importância do descarte correto dos produtos e garantir o acesso para essas soluções sustentáveis”, afirma Fefa.
Clique aqui e encontre os pontos de coleta do programa Havaianas ReCiclo
Texto produzido em 7/4/2022
Unidade localizada em Bebedouro vai reduzir emissões e substituir combustíveis fósseis
Projeto resgata peças de marcas renomadas e oferece gratuitamente aos consumidores
Novos veículos de coleta vão deixar de consumir 65 mil litros de óleo diesel por mês
Inscrições para o edital Tudo na Circularidade devem ser feitas dia 5 de maio