15 de Agosto de 2024,17h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e o Instituto Heineken comemoraram na última sexta-feira (9) o primeiro aniversário do projeto Hub da Cidadania em São Paulo.
O projeto representa um avanço significativo na inclusão e valorização dos catadores de materiais recicláveis na capital e completou um ano com 1,3 mil catadores cadastrados.
A celebração contou com a presença do Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, de lideranças de cooperativas e associações, e consolidou a iniciativa como exemplo para apoio e integração dos profissionais da reciclagem na cadeia do setor.
Na prática, o Hub da Cidadania oferece uma série de benefícios importantes para os catadores de lixo reciclável.
Confira abaixo os principais!
Formalização do Trabalho: O projeto ajuda na formalização da atividade dos catadores, o que pode levar ao reconhecimento oficial da profissão e à inclusão em sistemas de proteção social e benefícios trabalhistas.
Capacitação e Treinamento: Os catadores têm acesso a treinamentos e capacitações que melhoram suas habilidades e conhecimentos sobre gestão de resíduos, operações de triagem e práticas de reciclagem eficientes.
Condições de Trabalho: O Hub da Cidadania busca promover boas condições de trabalho para os catadores, como a melhoria das instalações e equipamentos, fundamentais para a eficiência e segurança.
Benefícios Sociais: O projeto facilita o acesso dos catadores a benefícios sociais, como assistência médica, seguro e aposentadoria.
Inclusão Social e Cidadania: Além dos benefícios materiais, o Hub promove a inclusão social e a valorização do trabalho dos catadores, oferece suporte psicológico e social, além de incentivar a participação em ações comunitárias.
Redes de Apoio: O projeto facilita a criação de redes de apoio entre catadores e organizações, promove a troca de experiências e fortalece cooperativas e associações.
Oportunidades de Mercado: O Hub também busca melhorar o acesso dos catadores aos mercados de reciclagem, ajudando-os a encontrar melhores oportunidades de negócios e a obter preços justos para os materiais que coletam.
Cooperativas relatam dificuldade em vender material e pontos de coleta foram desativados
Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste
Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram
Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia