31 de Outubro de 2019,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Já imaginou um sapato de couro 100% vegano? É o que a grife alemã Hugo Boss anunciou para o mercado da moda. Voltado para o público masculino, o tênis é produzido apenas com itens naturais. Segundo a marca, “toda e qualquer parte do tênis foi projetada com inovação e sustentabilidade em mente”. E de fato é o que acontece: revestido por um tecido natural criado por meio das fibras das folhas do abacaxi, sua sola é composta de poliuretano termoplástico (TPU), material que pode ser reciclado para compor outros produtos, e seu cadarço é feito de algodão puro.
A história do couro sustentável nasceu por meio da designer Carmen Hijosa. Chocada com o impacto ambiental da produção em massa de couro após trabalhar 15 anos nesse setor, ela decidiu buscar alternativas sustentáveis para o produto. A ideia casou com uma viagem que a espanhola realizou para as Filipinas. Lá, se deparou com diversas plantações de abacaxi e notou que uma grande quantidade de folhas era descartada. Sua ideia imediata foi a de estudá-las, a fim de dar uma utilidade a elas.
Sete anos de pesquisa e desenvolvimento deram origem ao Piñatex, um tecido natural criado por meio de fibras das folhas do abacaxi, responsável por oferecer um impacto mínimo ao meio ambiente. Como as folhas são o subproduto da fruta e muitas vezes não são comercializadas ou aproveitadas, seu uso para a produção natural de um tecido gera um fluxo de renda adicional para as comunidades agrícolas, além de poupar o couro animal.
Com o objetivo de oferecer um produto com baixo impacto ambiental ao longo do seu ciclo de vida, Carmen uniu moda e sustentabilidade de maneira responsável. Segundo a criadora, o design é uma ferramenta de conexão entre as pessoas, a economia e o meio ambiente.
"A partir dessa comunhão, a compreensão e o respeito de novas ideias e produtos com integridade podem surgir", explica no portal da Piñatex.
O produto está à venda em lojas físicas da marca e pelo site da Hugo Boss. Disponível nas cores azul, amarelo, marrom e preto, suas tintas também foram produzidas a partir de plantas e a caixa onde são vendidos é feita de papel reciclável e biodegradável. Vale ressaltar que sua edição é limitada!
Fontes: The Unit Planet, Piñatex, Hugo Boss
Texto produzido em 10/06/2019
São 952 projetos que buscam fortalecer economia circular e inclusão dos catadores
Projeto usa inteligência artificil para restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica
Alta nos preços desafia objetivos de sustentabilidade da empresa
Encontro com Ministério da Fazenda debate integração de catadores ao sistema de emissões