Ideias criativas de reciclagem com caixa de leite

Pedaços de caixas de leite. Foto: LittlePigy / Shutterstock.com

Ideias criativas de reciclagem com caixa de leite

10/05/2018

Imagem - Caixas de leite. Foto: Kia Toivonen / Shutterstock.com

Caixas de leite. Foto: Kia Toivonen / Shutterstock.com

Você e sua família estão acostumados a tomar leite no café da manhã? Seja puro, com café ou achocolatado, é possível que o consumo de caixas de leite em sua casa seja alto. Para evitar o acúmulo, a reciclagem com caixa de leite pode ser uma ideia interessante.

Caso deseje descartá-las, as caixas devem estar limpas para que as cooperativas possam realizar a coleta seletiva e transformá-las em matéria-prima novamente. Também é possível depositá-las nas lixeiras azuis (papel e papelão) dos pontos de coleta seletiva disponíveis em sua cidade. Para encontrar o ponto mais próximo, basta clicar aqui.

Mas também é possível usar a criatividade e criar objetos úteis e divertidos com as caixinhas de leite para serem utilizados no seu dia a dia. Falaremos disso mais adiante.

É possível reciclar caixas de leite?

Apesar de serem produzidas com diversos compostos, a reciclagem do material é possível, sim. É apenas um pouco mais complicada do que as demais. Isso porque a caixa de leite é composta por seis camadas que são feitas de três materiais diferentes: papel, polietileno de baixa densidade e alumínio.

Para realizar a reciclagem da caixa de leite, a primeira coisa a ser feita é a separação do papel do composto de polietileno e alumínio, já que cada um segue para processos específicos.

A reciclagem do papel

Depois de coletadas, as embalagens são encaminhadas para a indústria papeleira. Chegando lá, as caixas de leite seguem para um equipamento industrial chamado hidrapulper – semelhante a um liquidificador de grande porte –, onde são misturadas à água e agitadas mecanicamente durante cerca de 30 minutos. Durante este procedimento, as fibras de papel da embalagem são separadas das camadas de plástico e alumínio e ficam misturadas à água. As fibras de papel, juntamente com a água, passam então por uma peneira no fundo do hidrapulper, que retém o plástico com o alumínio.  A “polpa” resultante das fibras de papel segue o processo comum de fabricação de papel, enquanto o plástico e o alumínio, ainda juntos, são retirados do equipamento e seguem para outras empresas para serem reciclados.

A reciclagem do polietileno e do alumínio

Com o plástico e o alumínio provenientes da reciclagem das caixas de leite, é possível a fabricação de peças plásticas, de placas e telhas, e também a sua completa separação por meio da tecnologia a plasma. Para entender melhor cada um destes processos, basta ler este link

 

Artesanato com caixas de leite

Como dito anteriormente, é possível fazer reciclagem com caixa de leite e transformá-la em utensílios que vão além da simples decoração e ainda ajudam o meio ambiente. Basta usar a criatividade e colocar as mãos na massa! 

Casa de cachorros/brinquedo

Esta ideia, além de sustentável, pode ajudar animais que foram abandonados ou que nasceram e moram nas ruas. Ainda mais durante inverno, para mantê-los aquecidos. E também pode ser utilizada para que seus filhos brinquem de casinha.

Cadeira/Sofá

Até mesmo móveis podem ser construídos com caixas de leite. Curioso, não?

Veja alguns exemplos:

Os sofás/poltronas podem ser utilizados como verdadeiros móveis ou apenas para a diversão das criançada. Que tal tentar?  

+ ideias divertidas e criativas com caixas de leite

Jardim suspenso

Uma ideia muito legal que pode ser feita com caixas de leite é um jardim suspenso. Há, também, a possibilidade de os recipientes virarem vasos. 
 

Alimentadores de pássaros

Além desses exemplos, há inúmeras possibilidades para fazer artesanato com caixa de leite. Abaixo, mostramos alimentadores de pássaros que podem ser feitos com caixas de leite e até mesmo de sucos e outras bebidas.

 

Material necessário:

•    Caixas de leite e/ou suco;
•    Faca artesanal (ou estilete);
•    Primer;
•    Tinta acrílica;
•    Pincel;
•    Pauzinhos descartáveis ou palitos de churrasco;
•    Corda;
•    Régua;
•    Caneta esferográfica.


Passo a passo

1- Antes de começar, lave o interior das caixas com água e deixe secar. Então, use a caneta para desenhar o formato/tamanho desejado para o alimentador. (É importante que a caneta seja esferográfica, porque a parte externa da caixa é brilhante e resistente à água, então canetas em gel, por exemplo, tendem a não funcionar tão bem)

2- Com a faca artesanal ou o estilete, corte a caixa de acordo com o formato que você desenhou

3- Caso deseje, você pode fazer janelas de enfeite no seu alimentador. Para isso, use o desenho que já fez e, então, corte as partes superior e inferior e depois o centro

4- Se preferir uma abertura redonda em vez de quadrada, basta utilizar uma tampa de qualquer pote que tenha em casa
 
5- Se quiser fazer outro buraco do outro lado da caixa, use a régua para medir a distância da parte inferior do cartão até a primeira abertura. Depois, siga essa medida quando for desenhar o círculo do outro lado

6- Depois de fazer todas as aberturas desejadas na caixa, é hora de iniciar a pintura. Você pode usar um primer à base de água ou até tinta chalk.

7- Esta é a etapa em que você deve colocar sua criatividade para funcionar!  Primeiro, use um lápis para fazer um esboço do desenho que deseja na caixa. Depois, use a tinta acrílica (ela é ótima porque pode facilmente ser diluída em água e lavada do pincel)

8- Pinte o fundo da caixa com tinta acrílica preta. Neste exemplo, foram utilizadas duas camadas de tinta em cada cor pintada (para que a cor aparecesse melhor e não saísse com facilidade). Deixe secar (se julgar necessário, é possível adicionar mais camadas de tinta depois)

9- Agora é a hora de usar os pauzinhos/palitos. Utilizando a faca artesanal ou o estilete, corte em formato de “X” o local em que deseja inserir o palito. Use a régua para medir e fazer a mesma coisa do outro lado da caixa. Então, insira o palito

10- Para pendurar seu alimentador, basta fazer um corte como o dos palitos, “abri-lo” com o lápis ou a faca e passar a corda. Depois, dê um nó. Caso deseje, você também pode fazer “telhados” com a caixa de leite, mas este passo é opcional

O resultado final:

Ideia retirado deste post.

Tags: matérias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados