22 de Janeiro de 2024,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Desde o último mês de outubro, entraram em vigor as novas normas que ampliaram a proibição de plásticos de uso único na Inglaterra.
Agora, não é mais permitido fabricar, comercializar ou distribuir pratos, bandejas, tigelas, talheres e palitos plásticos descartáveis, além de recipientes de poliestireno para alimentos e bebidas.
Vale lembrar que desde 2020 já estavam banidos canudos, cotonetes, entre outros itens plásticos descartáveis no país.
“Estamos determinados a ir cada vez mais longe para cumprir nossos compromissos ambientais. Cortar nossa dependência de plásticos de uso único é crucial”, disse em entrevista ao The Guardian o representante do Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais do Reino Unido (DEFRA).
Proposta pelo ex-prefeito Bruno Covas em 2019, a Lei nº 17.123 foi regulamentada em 2022 e proíbe a distribuição de canudos plásticos na cidade de São Paulo.
De acordo com a nova legislação, hotéis, restaurantes, bares, padarias e outros estabelecimentos comerciais devem obrigatoriamente substituir os itens fabricados em plásticos de uso único por canudos sustentáveis.
Precisamos repensar nossos hábitos de consumo e recusar o plástico de uso único em nossos ambientes familiares, de trabalho, de estudo e de lazer.
É preciso assumir a responsabilidade pelo lixo que produzimos e buscar alternativas para minimizar seu impacto no meio ambiente.
Aquele cotonete que você usa todo dia para limpar o ouvido, o sachê de molho que acompanha a comida pedida pelo aplicativo, a bexiga e os copos das festas de aniversário, as embalagens de presente ou até mesmo aquele mexedor que você usa para misturar o café na padaria são responsáveis por gerar um nocivo impacto ambiental.
Abaixo organizamos uma lista com os itens que você deve recusar!
Hastes flexíveis (cotonete)
Mexedores descartáveis
Sachês de molho
Canudos plásticos
Copos, talheres e pratos
Palitos de pirulito
Filtro de cigarro
Bexigas e copinhos de festa
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos