16 de Agosto de 2019,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Durante a Semana Internacional Verde, em Berlim, o projeto Revolução dos Baldinhos foi premiado pela organização World Future Council (WFC) como prática agroecológica de excelência. A iniciativa foi reconhecida por promover a compostagem e o desenvolvimento da agricultura urbana na região de Florianópolis, e contemplar os critérios de sustentabilidade da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Criado em 2008, na comunidade Chico Mendes, a ação tinha como principal objetivo solucionar um problema grave de contaminação pelo descarte incorreto do lixo, que chegou a causar uma infestação de ratos e até a morte de moradores.
Ao instruir a população sobre a reciclagem de sobras de comida e como transformá-las em composto orgânico, o programa dispõe baldes (o que deu origem ao nome do projeto) entre os moradores para a separação de seus resíduos orgânicos. Depois, este material é recolhido e levado para os pátios de compostagem, onde viram adubo e são entregues aos moradores para que utilizem em suas hortas. Com essa conduta, o lixo que segue para a coleta pública fica seco e sem mau cheiro, não atraindo animais.
A Revolução dos Baldinhos também já foi reconhecida pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, de quem recebeu um prêmio nacional em 2011.
Fontes: Ciclo Vivo, Folha de S.Paulo, NSC Total, ONU BR
Texto produzido em 13/02/2019
Mais de 140 países já adotaram leis para reduzir impacto dos itens descartáveis
Município recicla 87% dos resíduos e se torna referência global em sustentabilidade
Projeto opera plataforma que liga coletores, recicladores, organizações e consumidores
Dado se sustenta, sobretudo, por meio das mãos dos catadores autônomos