16 de Agosto de 2019,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Durante a Semana Internacional Verde, em Berlim, o projeto Revolução dos Baldinhos foi premiado pela organização World Future Council (WFC) como prática agroecológica de excelência. A iniciativa foi reconhecida por promover a compostagem e o desenvolvimento da agricultura urbana na região de Florianópolis, e contemplar os critérios de sustentabilidade da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Criado em 2008, na comunidade Chico Mendes, a ação tinha como principal objetivo solucionar um problema grave de contaminação pelo descarte incorreto do lixo, que chegou a causar uma infestação de ratos e até a morte de moradores.
Ao instruir a população sobre a reciclagem de sobras de comida e como transformá-las em composto orgânico, o programa dispõe baldes (o que deu origem ao nome do projeto) entre os moradores para a separação de seus resíduos orgânicos. Depois, este material é recolhido e levado para os pátios de compostagem, onde viram adubo e são entregues aos moradores para que utilizem em suas hortas. Com essa conduta, o lixo que segue para a coleta pública fica seco e sem mau cheiro, não atraindo animais.
A Revolução dos Baldinhos também já foi reconhecida pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, de quem recebeu um prêmio nacional em 2011.
Fontes: Ciclo Vivo, Folha de S.Paulo, NSC Total, ONU BR
Texto produzido em 13/02/2019
Evento na capital paulista debate transição para uma indústria da moda sustentável
Referência no Brasil, empresa foi convidada para participar de dois painéis em Dubai
Para participar da coleta nas praias e ruas basta fazer sua inscrição no site da ONG
Plástico foi material mais encontrado e marcou presença em 88% das análises