20 de Marco de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, uma iniciativa coleta lixo encontrado nas águas e praias da região e encaminha os materiais para reciclagem.
Batizado de Mergulho Com Ciência e criado em 2021 pelo engenheiro Breno Figueiroa, fundador da Boomerang Reciclagem, o projeto surgiu a partir de uma parceria com o instrutor Diogo Bagarin, da Escola de Mergulhadores Aqueous Sub, além da bióloga Vitória Scrich.
De acordo com os idealizadores, a ideia nasceu durante mergulhos recreativos, quando a equipe percebeu a grande quantidade de resíduos acumulados no fundo do mar.
Desde então, o projeto realiza incursões mensais para retirar plásticos, vidros, metais e tecidos, e dar a destinação ambientalmente adequada para os materiais.
Ainda segundo a equipe do Mergulho Com Ciência, a Boomerang Reciclagem encaminha os resíduos para cooperativas e pequenos empresários do município.
Desde 2023, a empresa Embalixo, maior produtora de sacos de lixo do Brasil, apoia financeiramente o projeto e compra os plásticos retirados do mar para sua linha sustentável Oceano.
Atualmente, o time conta com seis voluntários, mas a frequência dos mergulhos ainda é limitada pelos custos operacionais, que incluem equipamentos e especialização dos mergulhadores envolvidos.
Para ampliar sua atuação, a iniciativa busca novos parceiros e patrocinadores.
Para ser um patrocinador do Projeto Mergulho com Ciência, entre em contato via WhatsApp pelo (0XX12) 98268-2358.
Evento gratuito acontece em maio no Parque Villa Lobos, zona oeste da capital
Colégio de SP é o primeiro de grande porte com a certificação ambiental no Brasil
Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores
Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país