Recicla Sampa - Iniciativa retira lixo do mar e encaminha para reciclagem em Ubatuba
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Iniciativa retira lixo do mar e encaminha para reciclagem em Ubatuba

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Projeto Mergulho Com Ciência coleta resíduos subaquáticos e busca apoio para ampliar ações. Foto: Andriy Nekrasov.

Em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, uma iniciativa coleta lixo encontrado nas águas e praias da região e encaminha os materiais para reciclagem.

Batizado de Mergulho Com Ciência e criado em 2021 pelo engenheiro Breno Figueiroa, fundador da Boomerang Reciclagem, o projeto surgiu a partir de uma parceria com o instrutor Diogo Bagarin, da Escola de Mergulhadores Aqueous Sub, além da bióloga Vitória Scrich.

De acordo com os idealizadores, a ideia nasceu durante mergulhos recreativos, quando a equipe percebeu a grande quantidade de resíduos acumulados no fundo do mar.

Desde então, o projeto realiza incursões mensais para retirar plásticos, vidros, metais e tecidos, e dar a destinação ambientalmente adequada para os materiais.

Ainda segundo a equipe do Mergulho Com Ciência, a Boomerang Reciclagem encaminha os resíduos para cooperativas e pequenos empresários do município.

Desde 2023, a empresa Embalixo, maior produtora de sacos de lixo do Brasil, apoia financeiramente o projeto e compra os plásticos retirados do mar para sua linha sustentável Oceano.

Atualmente, o time conta com seis voluntários, mas a frequência dos mergulhos ainda é limitada pelos custos operacionais, que incluem equipamentos e especialização dos mergulhadores envolvidos.

Para ampliar sua atuação, a iniciativa busca novos parceiros e patrocinadores.

Para ser um patrocinador do Projeto Mergulho com Ciência, entre em contato via WhatsApp pelo (0XX12) 98268-2358.


Últimas

Notícias

Europa aprova lei para obrigar marcas de moda a pagar por reciclagem

Bloco europeu também estabelece metas para reduzir desperdício de alimentos até 2030

17/09/2025
Notícias

Ruanda é referência mundial na proibição do plástico descartável

País africano baniu sacolas em 2008 e ampliou a restrição para itens de uso único em 2019

15/09/2025
Notícias

Alunos do Arquidiocesano promovem drive thru de lixo eletrônico

Ação representa um dos frutos mais expressivos da jornada pedagógica vivida pela turma

12/09/2025
Notícias

Governo prepara decreto para impulsionar reciclagem de plástico no Brasil

Vice-presidente anunciou medida durante entrega de caminhões a cooperativas do DF

10/09/2025