Recicla Sampa - Inteligência Artificial é treinada para identificar materiais recicláveis
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Inteligência Artificial é treinada para identificar materiais recicláveis

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Nova tecnologia tem capacidade para rastrear cerca de 32 bilhões de objetos por ano. Foto: Divulgação / greyparrot.ai

Mikela Druckman, fundadora da Greyparrot, uma startup do Reino Unido, dedicou os últimos anos para estudar a geração de resíduos sólidos e criou um sistema de inteligência artificial (IA) projetado para analisar o volume de reciclagem de diferentes materiais.

A tecnologia funciona com câmeras instaladas acima das esteiras de separação e utiliza um software para analisar em tempo real a quantidade de lixo reciclável processada em 50 instalações na Europa.

De acordo com Mikela, o sistema permite rastrear cerca de 32 bilhões de objetos por ano e vai resultar em um vasto banco de dados digital sobre os resíduos gerados pela população europeia.

Ainda segundo a empresária, uma vez organizadas, essas informações podem ser usadas pelos gestores para melhorar a eficiência operacional dos sistemas de coleta e triagem, além de influenciar na fabricação de embalagens.

"A tecnologia da Greyparrot gera uma compreensão muito melhor do que está acontecendo com o lixo reciclável e revela quais os materiais mais problemáticos", explica Druckman.

Enfrentar a crise dos resíduos, diretamente ligada à crise climática, é um desafio contínuo, mas com o uso de tecnologia e mudanças de comportamento, há esperança de que possamos criar um futuro sustentável.


Últimas

Dicas de Reciclagem

Não descarte objetos pequenos soltos no saco de recicláveis

Cooperativas de SP orientam a população para evitar perdas nos processos de triagem

30/05/2025
Dicas de Reciclagem

Boticário oferece 4 mil pontos de coleta de cosméticos no Brasil

Urnas estão presentes em todas as lojas da rede e aceitam produtos de qualquer marca

29/05/2025
Notícias

Reciclagem cresce no mundo, mas não freia extração de recursos

Consumo superou crescimento populacional e pressiona sistemas de logística reversa

28/05/2025
Notícias

Plásticos são responsáveis por 4% das emissões de gases de efeito estufa

Estudo foi apresentado durante 8º Fórum Mundial de Economia Circular em São Paulo

27/05/2025