Jovem venezuelano cria chinelos de lixo reciclável

28/09/2021

Imagem - Chinelo desenvolvido por Andrés Lopez. Foto: Divulgação

Chinelo desenvolvido por Andrés Lopez. Foto: Divulgação

Em meio a crise econômica que assola a Venezuela e que parece não ter fim, o jovem Andrés Lopez (14) encontrou na dificuldade uma forma de sustentar sua família ao mesmo tempo que ajuda o meio ambiente.

O que começou como uma solução criativa  para não ficar descalço acabou se transformando em um negócio de sucesso. Lopez perdeu o único par de chinelos que tinha e não possuía dinheiro para comprar outro.

Então, teve a ideia de fazer o seu próprio calçado a partir de materiais descartados. O resultado acabou sendo tão bom que ele resolveu vender para trazer um dinheiro para casa e assim comprar comida.

O venezuelano usa borracha de pneu para fazer a sola e costura com uma agulha tirada do salto de um sapato feminino. Todo o trabalho é artesanal e extremamente minucioso.

Em média, o jovem faz um par por dia, que vende por cinco ou seis dólares. Tudo funciona sob encomenda e o cliente diz o tamanho e cor das tiras que prefere. Hoje o jovem de Ciudad Bolívar atende pessoas de toda Venezuela e é seguido por mais de 45 mil pessoas no Instagram.

O seu trabalho já foi reconhecido por influenciadores e personalidades importantes da mídia. A ex-miss Venezuela, Daniela De Giacomo, comprou 30 pares de chinelos para serem distribuídos para crianças carentes.

Mas nem sempre foi assim. No início, a falta de dólares e a desvalorização da moeda local faziam com que ele não recebesse dinheiro pelos chinelos. Lopez acabava trocando-os por farinha ou outro alimento.

Futuramente, o jovem planeja abrir uma empresa, obter ferramentas melhores e recuperar a oficina do seu avô carpinteiro, que foi destruída por um incêndio. Foi com ele que Andrés aprendeu a desenvolver suas habilidades manuais.

Texto produzido em 28/9/2021

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados