28 de Marco de 2022,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Alunas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes desenvolveram um absorvente biodegradável a partir das fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira.
O projeto, sob orientação da professora Flávia Twardowski, foi apresentado durante a Mostra Virtual da 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que termina nesta segunda-feira (28) com o anúncio do resultado final da votação popular.
Segundo as idealizadoras, além da questão ambiental, a iniciativa carrega também um viés social, já que o custo de produção é estimado em cerca de R$ 0,02, o que o tornaria acessível às brasileiras de todas as classes sociais.
Camily conta que a ideia surgiu quando soube das dificuldades que sua mãe havia passado na vida por não ter acesso aos absorventes tradicionais.
Então convidou a amiga Laura para criar o produto, que obrigatoriamente teria que ter um custo de produção baixo e foram atrás de matérias primas que seriam descartadas por grandes empresas.
“Mulheres usam uma média de 10 mil absorventes na vida, que demoram de 100 a 500 anos para se decompor em função dos componentes plástico e aditivos químicos. Mas a menstruação ecologicamente correta ainda é um luxo”, disse Camily em entrevista ao portal Metrópoles.
Ainda segundo a jovem, a meta agora é criar uma cooperativa para a produção dos absorventes sustentáveis e entrar em contato com empresas interessadas em participar do projeto.
“Para as mulheres, essa iniciativa é de suma importância para promover o pertencimento na comunidade, a geração de empregos e o empreendedorismo sustentável”, finaliza a estudante.
Organizada pela Escola Politécnica da USP, a edição de 2022 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) começou na última segunda-feira (14) com uma mostra online dos projetos.
A Feira é um programa para jovens talentos que promove a cultura científica, o saber investigativo e a inovação entre estudantes e educadores do ensino básico e técnico do Brasil.
Nesta 20ª edição do evento, chama a atenção a quantidade de projetos que partem do conceito da sustentabilidade e buscam minimizar os impactos ambientais das atividades humanas no planeta.
Texto produzido em 28/03/2022
Evento é um espaço para experiências de negócios e fortalecimento da Reciclagem Popular
Catadora, negra e semi-analfabeta, escritora foi uma artista brasileira de espírito livre
Falta de consenso resultou em convocação de uma nova reunião para 2025
Orientação é levar de volta ao local onde você fez o exame