12 de Julho de 2024,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O Julho Sem Plástico foi idealizado em 2011 na Austrália como uma iniciativa da Fundação Plastic Free July.
A ideia surgiu para desafiar as pessoas a reduzirem o consumo de plásticos descartáveis durante um mês.
O objetivo é despertar a conscientização sobre o impacto ambiental deste tipo de resíduo e fomentar práticas mais sustentáveis entre os consumidores.
O movimento também incentiva empresas e governos a implementarem políticas e condutas mais sustentáveis, promovendo a economia circular e projetos de logística reversa eficientes.
Nem precisamos dizer que a poluição plástica é uma das grandes ameaças ambientais do século XXI, certo?
Neste contexto, o Julho Sem Plástico assume uma relevância ainda maior. Afinal, a produção global do material ultrapassou 380 milhões de toneladas por ano.
E grande parte desse índice é representada por itens descartáveis, conhecidos popularmente por plásticos de uso único.
Esses resíduos não têm reciclabilidade. Ou seja, apesar de serem recicláveis em teoria, na prática acabam sempre nos aterros sanitários ou no meio ambiente.
Para piorar, eles demoram muito tempo para se decompor, com estimativas de até quatro séculos para alguns tipos.
Em resumo, o Julho Sem Plástico é mais do que um mês de conscientização, é um movimento que inspira mudanças em comportamentos e políticas públicas, essenciais para a preservação do planeta.
Participar e apoiar essa iniciativa é um passo vital para enfrentar a crise ambiental e proteger o futuro das próximas gerações.
Clique aqui e saiba como reduzir o consumo de plástico no dia a dia
Cooperativas de SP orientam a população para evitar perdas nos processos de triagem
Urnas estão presentes em todas as lojas da rede e aceitam produtos de qualquer marca
Consumo superou crescimento populacional e pressiona sistemas de logística reversa
Estudo foi apresentado durante 8º Fórum Mundial de Economia Circular em São Paulo