26 de Maio de 2023,13h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Gente, é o básico: não é legal misturar lixo orgânico com lixo reciclável. Então por que esse lance de usar latinha como cinzeiro?
Primeiro, você já pensou no agente ambiental que coleta as latas depois dos eventos? E no pessoal das cooperativas que separa essas latas dos outros recicláveis?
Ninguém merece trabalhar com aquele cheiro insuportável nos resíduos, vai!
Isso sem contar que se aquele restinho de cerveja se mistura com a bituca, vira um líquido terrível que pode vazar, contaminar resíduos como papel e comprometer um lote inteiro de recicláveis.
Por exemplo, se restos de alimentos ou bebidas forem misturados com papelão, pode tornar o material impróprio para reciclagem.
Inclusive, existem relatos de agentes ambientais que dizem ter dificuldade em negociar latas cheias de bitucas com as empresas que compram material reciclável!
Na real, a gente precisa começar a enxergar o lixo por uma outra perspectiva e se preocupar com o que acontece com ele depois do descarte.
E neste contexto, além de uma atitude positiva para a sustentabilidade do planeta, existe uma questão social e o respeito pelos trabalhadores do setor, profissionais fundamentais para o bom funcionamento da nossa cidade.
Nunca misture lixo orgânico com lixo reciclável!
Evento reforça papel estratégico da reciclagem popular no desenvolvimento sustentável
Boa parte dos tecidos ainda é descartada incorretamente no país
Documento da ABREMA apresenta diagnóstico mais recente da gestão de resíduos no Brasil
Projeto SustentArqui impulsiona educação ambiental com ações socioambientais e reciclagem