26 de Setembro de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O departamento de comunicação da LEGO informou que vai desistir de produzir peças com plástico reciclado.
De acordo com informações divulgadas pela CNN, a fabricante afirma que abandonou o projeto depois de concluir que os processos de reciclagem seriam, além de mais caros, mais nocivos para o meio ambiente do que os métodos tradicionais.
Em resumo, a gigante dinamarquesa do ramo dos brinquedos descobriu que a produção a partir de material reciclado exigiria investimento em novos equipamentos e envolveria etapas extras na confecção dos produtos.
Como informado em 2021 pelo Recicla Sampa, a ideia central do projeto era substituir o atual material utilizado nas peças de LEGO (plástico ABS) pelo Tereftalato de Polietileno reciclado, o plástico PET das garrafas de água e refrigerante.
“Decidimos não avançar na fabricação de peças a partir de PET reciclado depois de mais de três anos de testes, pois descobrimos que o material não reduzia as emissões de carbono”, lamentou o porta-voz da empresa à CNN.
“No entanto, não abandonamos o objetivo de fabricar brinquedos sem matérias-primas de origem fóssil e seguimos empenhados em fazer a transição para materiais sustentáveis até 2032”, completou.
De acordo com as principais cooperativas da cidade de São Paulo, o plástico ABS, matéria-prima da fabricação do LEGO, não tem reciclabilidade na capital.
Ou seja, é complicado encontrar um comprador para o material, que acaba quase sempre nos aterros sanitários.
Portanto, a dica é aumentar ao máximo a vida útil dos brinquedos, doá-los se for o caso, e evitar o descarte na coleta seletiva domiciliar.
Evento gratuito acontece em maio no Parque Villa Lobos, zona oeste da capital
Colégio de SP é o primeiro de grande porte com a certificação ambiental no Brasil
Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores
Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país