Recicla Sampa - Lei Rouanet da Reciclagem no Brasil deve ser publicada em junho
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Lei Rouanet da Reciclagem no Brasil deve ser publicada em junho

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Projeto promete impulsionar cadeia da reciclagem e economia circular no país.

De acordo com informações do Valor, o governo federal deve regulamentar neste mês de junho a lei de incentivos a reciclagem (LIR), popularmente conhecida como Lei Rouanet da Reciclagem no Brasil.

As informações foram reveladas por Adalberto Maluf, secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, em entrevista ao repórter Marcelo Osakabe.

De acordo com Maluf, o projeto de lei chega para estimular investimentos na ampliação da Cadeia da Reciclagem e promete impulsionar a economia circular no país. 

Ainda segundo Maluf, a nova legislação vai incluir investimentos em infraestrutura, maquinário e fortalecimento de cooperativas, além de inovação e desenvolvimentos tecnológicos, pesquisas e novos modelos de negócio.

“A gente pensou em uma lei bem ampla para ter o máximo possível de estímulos e como o presidente Lula tem muito carinho pelos profissionais do setor, vamos segurar o anúncio oficial para o dia 7 de junho, quando se comemora o Dia Nacional dos Catadores de Recicláveis”, explicou Adalberto.

Lei da Reciclagem no Brasil

Por unanimidade, o Senado Federal aprovou em novembro de 2021 a proposta da Câmara dos Deputados que cria incentivos à indústria da reciclagem e a criação dos fundos de Apoio para Ações voltadas à Reciclagem (Favorecicle) e de Investimentos para Projetos de Reciclagem (ProRecicle).

O PL 6.545/2019 tem três eixos: incentivos fiscais à reciclagem do lixo a serem concedidos pela União a projetos da cadeia produtiva do setor, criação de um fundo para apoio à atividade e emissão de títulos para financiar projetos.

O texto possibilitaria ainda que as doações em dinheiro ao Favorecicle feitas por pessoas físicas ou jurídicas tributadas com base no lucro real fossem deduzidas do imposto de renda nos cinco anos seguintes à entrada em vigor da lei.

Já o ProRecicle, regulado pela Comissão de Valores Mobiliários, ficaria livre de taxação do Imposto de Renda e do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).


Últimas

Notícias

Projeto promove descarte correto de bitucas em SP

Região central conta com novos pontos de coleta exclusivos para as guimbas

15/08/2025
Notícias

Lobby das empresas de petróleo desafia tratado mundial dos plásticos

Greenpeace e CIEL alertam sobre o peso desproporcional da indústria nas negociações

13/08/2025
Notícias

SP recebe em dezembro mais uma edição da Expo Catadores

Programação inclui oficinas, palestras e feira de negócios voltadas à cadeia da reciclagem

11/08/2025
Notícias

Entenda por que as garrafas retornáveis sumiram das prateleiras

Embalagens descartáveis dominam mercado e dificultam avanço da economia circular

08/08/2025