Recicla Sampa - Lixo que gera recompensa
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Lixo que gera recompensa

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Contâiner para descarte de resíduos. Foto: Divulgação Molécoola

Cinco contâineres em diferentes pontos da cidade de São Paulo recebem materiais recicláveis e oferecem benefícios em troca dos resíduos. Quem descarta corretamente garrafas PET ou de vidro, sacos, frascos, papel, papelão, embalagens de alumínio, caixas de leite, entre outros itens que podem ser reciclados, leva em troca itens como: objetos sustentáveis, entretenimento no Google Play, assinatura para jogos eletrônicos, crédito no Bilhete Único, voucher de desconto para Uber e até recarga de celular.  

É o “Projeto Molécoola”, que desde 2017 engaja pessoas em torno de uma mentalidade sustentável, e, dessa maneira, cria um ciclo de fidelidade ambiental por meio dos benefícios que eles oferecem a quem leva o seu lixo nas chamadas "lojas", os contâineres.

Para participar é preciso baixar o aplicativo Molécoola, disponível para os sistemas iOS e Android, localizar a “loja” mais próxima (Molécoola), levar os seus resíduos recicláveis limpos e receber em troca seus pontos de fidelidade. Depois, basta acompanhar  pelo aplicativo, resgatar os pontos creditados e trocar pelos benefícios.

Em entrevista para a revista Veja São Paulo, Rodrigo Roessler, um dos sócios do empreendimento, explica que, ao ser recebido, o material reciclável é pesado e, de acordo com seu volume, gera pontos cumulativos para o cliente. Após a coleta, ele é levado para um galpão central, onde é vendido para companhias como Klabin e Wise.

De acordo com Roessler, o Moléprojeto já recebeu cerca de 10 toneladas de resíduos e conta com mais de 1.500 usuários cadastrados no aplicativo. O modelo de franquia tem como objetivo buscar catadores que queiram se tornar microeempreendedores para que os contêineres, as “lojas”,  tenham profissionais que já trabalharam com recicláveis.

Fontes:  Veja São Paulo, Molécoola

Texto produzido em 23/11/2018

 


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024