Lixo reciclável vira telhas para proteger comunidades do frio em SP

08/06/2022

Imagem - Projeto Feito Formiguinhas transforma caixas tetra pak em isolantes térmicos para barracos. Foto: Divulgação

Projeto Feito Formiguinhas transforma caixas tetra pak em isolantes térmicos para barracos. Foto: Divulgação

Organizado por pessoas comuns que se unem para ajudar o próximo, o Feito Formiguinhas coleta lixo reciclável e transforma em telhas para proteger moradores de comunidades do frio na Grande SP.

Chamada de Caixas Protetoras, a iniciativa recicla embalagens Longa Vida, conhecidas como Tetra Pak, e busca oferecer conforto térmico às residências de famílias vulneráveis.

Desde que começou no ano passado, o projeto já ajudou a proteger 121 moradias em sete comunidades diferentes e foi muito importante durante o período da pandemia.

Idealizadora do Feito Formiguinhas, Elis Pedroso explica que além da função social, a iniciativa também tem uma função ambiental.

As embalagens Longa Vida um material de difícil reciclagem no Brasil, mas é bastante utilizado por muitos fabricantes pela sua alta capacidade de conservar os alimentos.

A embalagem, popularmente conhecida como Longa Vida, é utilizada para envasar caixas de suco, leite, polpa de tomate, água de coco, leite de soja, entre outros produtos.

Apesar de possível, sua reciclagem é complicada. Segundo a CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), apenas 42,7% de toda a produção foi reaproveitada no Brasil em 2020.

Pedroso também revela que se inspirou em um vídeo de uma professora aposentada do Rio Grande do Sul, que ao pregar as caixas abertas na parede conseguia minimizar o impacto do frio.

As placas servem como um importante isolante térmico que protege as casas da chuva, deixa mais quente no inverno e fresco no calor.

“Levamos dignidade por meio de conforto térmico para essas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade", afirma a ativista.

De acordo com os dados técnicos da iniciativa, para cobrir completamente um barraco, são necessárias 20 placas e para cada uma delas, é preciso arrecadar 23 caixas grandes, daquelas de leite ou de suco.

Conheça mais detalhes do projeto e saiba como fazer sua doação na página do Feito Formiguinhas no Instagram!

Texto produzido em 9/6/2022

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados