Recicla Sampa - Lixo Zero Brasil lança coleção de livros para crianças
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Lixo Zero Brasil lança coleção de livros para crianças

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Série foi impressa em papel produzido a partir de árvores de reflorestamento. Foto: D4G / Divulgação.

O Instituto Lixo Zero Brasil lançou no último dia 4 de março durante um evento organizado pela Prefeitura de Guarulhos a coleção Lixo Zero Para Crianças.

A série é composta por três livros (Ser ou Não Ser Lixo Zero, Divina Separação, ET: Jogar Fora Não existe) e foi impressa em papel produzido a partir de árvores de reflorestamento, com origem certificada.

Segundo os idealizadores, as obras buscam contribuir para o processo de conscientização e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental 1, com idade entre 6 e 10 anos.

Os autores são Celi Pereira, educadora ambiental, e o historiador Elton Soares de Oliveira, ambos embaixadores do Movimento Lixo Zero na cidade. As ilustrações, que merecem destaque pela beleza e pela capacidade de comunicação, foram produzidas por Tony Oliveira, Giulia Dora e Vitor Gauthier.

Celi conta que ao invés de criar uma cartilha pedagógica, a equipe escolheu produzir um livro paradidático, que não ficasse limitado aos conceitos do Lixo Zero, mas que incluísse também as diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“A ideia foi promover um conteúdo lúdico, envolvente e prazeroso, que busque o engajamento das crianças. Nosso objetivo é auxiliar as escolas a serem instituições Lixo Zero. Não é só o livro pelo livro”, revela Pereira.

Já Elton explica que as obras compõem uma narrativa baseada nos 5 Rs da sustentabilidade. “Ela começa no conceito Lixo Zero, passa pela maneira correta de fazer a separação a partir da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) e termina com a destinação adequada dos resíduos”, diz o autor.

“Que essa série represente o início da mudança, que a transformação comece a partir da educação”, completa Celi.

Movimento Lixo Zero

De acordo com a Zero Waste International Alliance (ZWIA), o conceito do termo pode ser resumido da seguinte forma: conservar os recursos naturais do planeta através de processos ambientalmente responsáveis de produção, consumo e reutilização de produtos e embalagens.

Seu objetivo é um criar um sistema econômico livre de resíduos enviados para aterros, máquinas de incineração, florestas e oceanos. Na essência, o movimento busca alterar a cultura do “comprar, usar e descartar”.

No lugar, promove uma abordagem mais circular e menos linear da forma como consumimos atualmente. Seus princípios são orientados pela responsabilidade compartilhada por fabricantes, governos e população.

Na verdade, o Lixo Zero busca investigar e alterar todo o ciclo de vida de um produto ou material, destacando ineficiências, práticas de produção e de consumo insustentáveis.

É uma ideia que pretende minimizar ou até extinguir o desperdício, desde a produção até o consumo final.

Sua meta é fechar o ciclo proposto pela economia circular e redefinir todo o conceito de resíduo, garantindo que os recursos permaneçam em uso pelo maior tempo possível antes de serem devolvidos à terra, de preferência com pouco ou nenhum impacto ambiental no momento do descarte.

O movimento Lixo Zero inclui os esforços coletivos por um planeta sustentável ambientalmente, prioridade da humanidade no século XXI. À medida que sua popularidade cresce, indivíduos e comunidades dos quatro cantos do mundo ajudam a impulsionar ainda mais a sua agenda de pautas.

As pessoas que assumem a responsabilidade pela produção dos resíduos que geram são apenas a ponta desse iceberg e sua postura ativista, a médio e longo prazo, forçará governos e organizações a assumirem suas responsabilidades históricas.   

Texto produzido em 21/03/2022


Últimas

Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024
Notícias

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente começa no Quênia

Encontro busca definir prioridades e desenvolver legislação ambiental internacional

26/02/2024
Notícias

Indicadores da coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024