31 de Julho de 2023,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Prefeitura de São Paulo e a Loga, concessionária responsável pela coleta na região noroeste da capital, deram início a um projeto-piloto que tem o objetivo de promover a reciclagem de vidro na cidade.
Na última terça-feira (25), começaram a ser instalados 16 contêineres especiais cedidos pela empresa MASSFIX no Largo da Batata, Pinheiros, no Largo da Matriz da Freguesia do Ó, e na Praça Rotary, Vila Buarque.
Os resíduos coletados serão encaminhados à Central Mecanizada de Triagem Ponte Pequena, operada pela Coopercaps, uma das cooperativas habilitadas pela Prefeitura, que ficará responsável por vender o material e dividir o lucro entre os cooperados.
A Loga informa ainda que vai promover ações de conscientização nos estabelecimentos comerciais do entorno dos equipamentos e com os frequentadores das regiões impactadas pelo projeto.
Segundo o último levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), são produzidas mais de 8,6 bilhões de unidades de vidro por ano no Brasil.
São aproximadamente 1,3 milhões de toneladas do material colocadas no mercado nos mais variados formatos, que movimentam cerca de R$ 120 milhões.
Deste total, somente 300 mil toneladas (quase 25%) acabam destinadas à reciclagem.
Entre os problemas que impedem a economia circular do vidro no país estão a falta de coleta seletiva em muitas cidades e o descarte incorreto pela população.
Para se ter uma ideia do impacto ambiental, os cientistas estimam em um milhão de anos o tempo de decomposição do vidro no meio ambiente.
Clique aqui e encontre os pontos de coleta de vidro na cidade de SP
Ferramenta evidencia perfil socioeconômico das cidades como fator decisivo na avaliação
Iniciativa reflete compromisso com sustentabilidade e serve de exemplo para outras cidades
Mundo gera cerca de 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano
Organizamos um passo a passo para ajudar a população da capital paulista