25 de Fevereiro de 2022,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A rede de lojas Magalu promove desde a última semana a edição 2022 do Smartphoniza Brasil, programa de logística reversa que oferece até R$ 1500 de desconto para quem oferece seu aparelho usado na hora de fazer a compra.
Não importa se a tela estiver riscada ou qualquer outra avaria, tampouco é preciso portar manual ou nota fiscal do produto.
Basta apenas que o aparelho esteja funcionando normalmente e tenha acesso às tecnologias de conectividade móvel (4G e 5G).
O seu celular será avaliado por uma equipe especializada da TrocaFone e o valor convertido em desconto na compra de um novo.
As 1.400 unidades da rede em todo o país participam da iniciativa, que fez muito sucesso em 2019, quando foi criada.
Nos últimos dois anos, o projeto acabou suspenso em função das restrições impostas pela pandemia.
De acordo com a equipe da Magalu, a iniciativa tem um importante viés ambiental e evita que milhares de telefones fiquem parados em gavetas ou acabem descartados incorretamente.
Lixo Eletrônico
As Nações Unidas e a Organização Internacional do Trabalho alertaram recentemente que as atuais 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico, conhecido como e-lixo ou eletrolixo, geradas a cada ano mais que dobrarão até 2050, tornando-se o fluxo de resíduos que mais cresce no mundo.
Ao comentar esse dado alarmante, o presidente e fundador da Global Recycling Foundation, Ranjit Baxi, afirmou que é urgente conter a maré de milhões de smartphones e outros resíduos eletrônicos como geladeiras, TVs, micro-ondas e monitores descartados incorretamente nos quatro cantos do planeta.
“O problema não são apenas os itens em si, mas todos os seus componentes, os metais preciosos insubstituíveis e materiais nocivos para o meio ambiente e a saúde pública como baterias de íon-lítio, chumbo, mercúrio e outros produtos químicos usados na sua fabricação. Esses produtos precisam ser destinados à reciclagem”, alertou Baxi.
FAÇA SUA PARTE!
Clique aqui e encontre um ponto para o descarte correto de celulares e outros resíduos eletrônicos.
Texto produzido em 25/02/2022
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil