25 de Fevereiro de 2022,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A rede de lojas Magalu promove desde a última semana a edição 2022 do Smartphoniza Brasil, programa de logística reversa que oferece até R$ 1500 de desconto para quem oferece seu aparelho usado na hora de fazer a compra.
Não importa se a tela estiver riscada ou qualquer outra avaria, tampouco é preciso portar manual ou nota fiscal do produto.
Basta apenas que o aparelho esteja funcionando normalmente e tenha acesso às tecnologias de conectividade móvel (4G e 5G).
O seu celular será avaliado por uma equipe especializada da TrocaFone e o valor convertido em desconto na compra de um novo.
As 1.400 unidades da rede em todo o país participam da iniciativa, que fez muito sucesso em 2019, quando foi criada.
Nos últimos dois anos, o projeto acabou suspenso em função das restrições impostas pela pandemia.
De acordo com a equipe da Magalu, a iniciativa tem um importante viés ambiental e evita que milhares de telefones fiquem parados em gavetas ou acabem descartados incorretamente.
Lixo Eletrônico
As Nações Unidas e a Organização Internacional do Trabalho alertaram recentemente que as atuais 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico, conhecido como e-lixo ou eletrolixo, geradas a cada ano mais que dobrarão até 2050, tornando-se o fluxo de resíduos que mais cresce no mundo.
Ao comentar esse dado alarmante, o presidente e fundador da Global Recycling Foundation, Ranjit Baxi, afirmou que é urgente conter a maré de milhões de smartphones e outros resíduos eletrônicos como geladeiras, TVs, micro-ondas e monitores descartados incorretamente nos quatro cantos do planeta.
“O problema não são apenas os itens em si, mas todos os seus componentes, os metais preciosos insubstituíveis e materiais nocivos para o meio ambiente e a saúde pública como baterias de íon-lítio, chumbo, mercúrio e outros produtos químicos usados na sua fabricação. Esses produtos precisam ser destinados à reciclagem”, alertou Baxi.
FAÇA SUA PARTE!
Clique aqui e encontre um ponto para o descarte correto de celulares e outros resíduos eletrônicos.
Texto produzido em 25/02/2022
Dos 286 painéis previstos para o encontro, apenas cinco debateram resíduos sólidos
Estrutura de 55 metros foi construída com diferentes tipos de materiais reciclados
Declaração internacional destaca importância dos profissionais da reciclagem
Produtos fabricados com material reaproveitado podem ter alta de 28% nos impostos