Mancha de lixo do Pacífico é 16 vezes maior que o esperado

02/04/2018

Uma enorme coleção de plástico flutuando no oceano, também conhecida como Grande Mancha de Lixo do Pacífico, está crescendo mais rápido do que se previa. A maior concentração de plástico no mar de todo o planeta, localizada entre o Havaí e a Califórnia, é hoje até 16 vezes maior do que se tinha notícia e pesa cerca de 80 mil toneladas, revela um estudo publicado na revista Scientific Reports.

A organização sem fins lucrativos The Ocean Cleanup está desenvolvendo um sistema de grandes barreiras flutuantes com telas subaquáticas com o objetivo de coletar cinco toneladas de lixo por mês a partir dos próximos anos. O plástico trazido de volta à terra será reciclado. 

“O esforço pode ser inócuo diante de um aumento desenfreado da produção de plástico que, segundo pesquisas, pode triplicar na próxima década”, disse Lebreton. Segundo ele, é preciso reduzir o desperdício, criar opções biodegradáveis alternativas ao plástico e, principalmente, mudar a forma como usamos e descartamos os produtos plásticos.

Fonte: Conexão Planeta

Tags: notícias, vídeos
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados