Recicla Sampa - Maratona de Londres distribui água em cápsula biodegradável
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Maratona de Londres distribui água em cápsula biodegradável

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Cápsulas de água biodegradáveis distribuídas durante a Maratona de Londres. Foto: Instagram Ooho Water

Você já parou para pensar na quantidade de resíduos que são gerados em uma corrida de maratona? São milhares de garrafas plásticas distribuídas ao longo de 42 quilômetros de percurso para manter os atletas hidratados. Em 2019, para quem participou da Maratona de Londres uma novidade chamou atenção: cápsulas de água biodegradáveis foram distribuídas aos corredores para hidratação durante a corrida.

Batizada de “Ooho” pela startup londrina Skipping Rocks Lab, as ‘bolinhas de água’ são constituídas por uma fina camada de algas marinhas, o que permite liberar facilmente o  líquido de seu interior. Ele pode ser ingerido por completo, já que não tem sabor e é confeccionado por matéria-prima totalmente natural. Caso não seja consumida totalmente, a ‘bolinha de água’ tem seu processo de biodegradação em até seis semanas.

“As mudanças e os testes que estamos introduzindo para este ano têm o potencial de mudar a forma como os eventos de participação em massa serão entregues no futuro”, disse Hugh Brasher, diretor da maratona, em entrevista à CNN.

Em alguns pontos do evento ainda se manteve a distribuição de garrafas plásticas, mas para tentar ser ainda mais sustentável, a organização disponibilizou bebidas energéticas - ingeridas para repor sais minerais perdidos no suor através da transpiração - em copos compostáveis. Cerca de 40 mil pessoas participam anualmente dessa competição, na Inglaterra.

Criada em 2013 por Rodrigo Garcia Gonzalez e Pierre Paslier, a startup tem como principal objetivo desenvolver alternativas para eliminar os itens plásticos. Segundo o site, Mega Curioso, a técnica das cápsulas foi expandida para que possa ser utilizada também para o armazenamento de molhos. O grupo ainda estuda a criação de redes para comportar frutas e legumes, e até saquinhos para produtos não alimentícios. Confira o vídeo da competição clicando aqui.

 

Fontes: New In Town, CNN, Mega Curioso

 

Texto produzido em 03/05/2019


Últimas

Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024
Notícias

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente começa no Quênia

Encontro busca definir prioridades e desenvolver legislação ambiental internacional

26/02/2024
Notícias

Indicadores da coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024
Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024