23 de Agosto de 2019,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Práticas e cômodas, as cápsulas de café se tornaram febre em todo o mundo. Porém, seu uso gera grandes impactos ambientais, considerando-se que o utensilio geralmente não é descartado corretamente.
Pensando em oferecer uma experiência mais sustentável aos seus consumidores, a empresa brasileira Orfeu Cafés Especiais criou cápsulas biodegradáveis e compostáveis. A produção já vem sendo comercializada há quase dois anos.
Resultado de uma extensa pesquisa, as cápsulas são produzidas a partir de um bioplástico, não possuem alumínio, bisfenol A (composto utilizado para fazer plásticos) e nem transgênicos. Além disso, são compatíveis com as máquinas de café Nespresso.
Ao serem descartadas como lixo orgânico, demoram cerca de quatro meses para se biodegradarem. Outras alternativas para seu descarte são as composteiras domésticas ou elétricas.
O produto é o primeiro no Brasil a receber o Rótulo Ecológico ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), programa de rotulagem ambiental brasileiro que certifica que a mercadoria é a opção mais ecológica em comparação aos concorrentes no mercado.
Você pode adquirir as capsulas café diretamente no site da Orfeu.
Fontes: Conexão Planeta, Catraca Livre, Conversa de Café – Orfeu Cafés Especiais
Texto produzido em 08/02/2019
Simplificar materiais e cores facilitaria triagem e reduziria perdas no reaproveitamento
Avanço é resultado de políticas públicas, educação ambiental e mudança de comportamento
Apenas 22% dos resíduos tecnológicos têm destinação ambientalmente adequada, informa ONU
Grande maioria é embalada em BOPP, material de difícil reciclagem no Brasil