Marca brasileira fabrica roupas com pneus e guarda-chuvas reciclados

12/11/2019

Imagem - Há quatro anos no mercado, marca já reutilizou 8 toneladas de pneus e 10 mil unidades de guarda-chuvas para confecção de peças. Foto: Revoada

Há quatro anos no mercado, marca já reutilizou 8 toneladas de pneus e 10 mil unidades de guarda-chuvas para confecção de peças. Foto: Revoada

Na contramão da indústria da moda, uma das que mais geram resíduos no meio ambiente, duas amigas brasileiras resolveram criar a Revoada, uma marca totalmente sustentável que produz acessórios e roupas com restos de pneus e guarda-chuvas, materiais que geralmente são descartados de forma incorreta e acabam seguindo para os aterros sanitários.

Fundada em 2013 por Adriana Tubino e Itiana Pasetti, a loja nasceu com o objetivo de diminuir o impacto da indústria têxtil. Os ‘apetrechos’ que tradicionalmente usariam couro em sua confecção são produzidos com câmaras de pneu de caminhão. As bolsas e mochilas ganham forros feitos de nylon de guarda-chuvas quebrados. Para obter os materiais, as empresárias possuem parcerias com borracharias e unidades de triagem de lixo seco. Após a coleta dos itens, eles são encaminhados para lavagem industrial e entregue a ateliês de costura e cooperativas de costureiras.

Todas as mercadorias da Revoada acompanham uma tag descrevendo o processo de fabricação e a vida útil do item. No final da utilização do produto, o cliente pode enviá-lo de volta à companhia, que fará uma nova reciclagem do material: ao serem triturados podem se tornar matéria-prima para asfalto, para-choque de carro ou isolamento acústico.

“A ideia é evitar que algo tirado do lixo volte facilmente para lá”, explicou Adriana em entrevista ao Projeto Draft.

Em quatro anos de existência já foram reutilizadas 8 toneladas de câmaras de pneus e 10 mil unidades de guarda-chuvas para a confecção das peças. Indiretamente, o projeto também possui cunho social e beneficia cerca de 350 famílias de borracheiros, catadores e costureiras.

Fontes: The Greenest PostProjeto Draft

Texto produzido em 15/04/2019

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados