Recicla Sampa - Marca de cerveja Guinness abandona o plástico de suas embalagens
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Marca de cerveja Guinness abandona o plástico de suas embalagens

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Diageo, empresa que fabrica os packs da multinacional, está investindo 21 milhões de dólares (cerca de 80 milhões de reais) na iniciativa. Foto: Independent

Mais uma empresa ingressa no rol das que têm colocado os impactos ambientais gerados pela fabricação de seus produtos no topo de suas prioridades. A marca de cerveja Guinness anunciou que está abandonando o uso de plásticos em seus engradados por modelos de papelão ou outros materiais 100% recicláveis e biodegradáveis.

Para que a proposta da companhia se concretize, a Diageo, empresa que fabrica os packs da multinacional, está investindo 21 milhões de dólares (cerca de 80 milhões de reais) na iniciativa. O objetivo é que até o ano de 2020 apenas revestimentos recicláveis sejam comercializados pela Guinness.

Segundo reportagem publicada no site da revista IstoÉ Dinheiro, a mudança igualmente se aplicará para os rótulos das bebidas Smithwick e Harp, também confeccionadas pela empresa.

"Gerenciar nosso impacto ambiental é importante para o planeta e para a sustentabilidade financeira de nossos negócios. Já temos uma das cervejarias mais sustentáveis do mundo, a St James's Gate, de Dublin, e agora estamos abrindo o caminho para embalagens sustentáveis. Esta é uma boa notícia para o meio ambiente e para a nossa marca”, declarou Oliver Loomes, diretor da instituição na Irlanda, em entrevista à BBC.

O Greenpeace, por meio de sua porta-voz, Mirjam Kopp, se pronunciou ao veículo britânico sobre a medida da cervejaria, porém fez algumas observações sobre a reciclagem das futuras matérias primas. “É ótimo que a Diageo esteja procurando maneiras de se afastar das embalagens plásticas, mas substituindo embalagens plásticas por caixas de papelão aumentará sua dependência de celulose e papel, aumentando a pressão sobre as florestas e levando a mais desmatamento. A solução real é acabar com as embalagens descartáveis e abraçar os sistemas de reabastecimento e reutilização”.

A substituição dos invólucros deve ocorrer primeiro na Irlanda, país natal da corporação, e logo após no Reino Unido. Somente no verão de 2020 a modificação deve ser expandida para o mundo inteiro. Com a norma, a Guinness se junta a outras grandiosas organizações que decretaram o fim do uso de polímeros em suas mercadorias.

Fontes: Hypeness, GreenMe, IstoÉ Dinheiro

Texto produzido em 19/08/2019


Últimas

Notícias

Microplásticos estão em 70% das praias brasileiras, revela estudo

Maior pesquisa do tipo já feita no país alerta para políticas públicas urgentes

29/10/2025
Notícias

Governo publica decreto para ampliar reciclagem de plástico no Brasil

Nova política busca fortalecer logística reversa e valorizar catadores em todo o país

27/10/2025
Notícias

Prefeitura de SP inaugura Ecoponto para descarte de tecidos no Brás

Espaço pode receber 300 toneladas de resíduos por mês e funciona 24 horas

24/10/2025
Notícias

Colégio Mendel realiza Semana Lixo Zero com ações sustentáveis

Objetivo é incentivar comunidade escolar a adotar práticas mais sustentáveis

22/10/2025