Mattel produz barbies com plástico retirado do oceano

05/07/2021

Imagem - Bonecas no ponto de venda. Foto: Al Sorbi / Shutterstock

Bonecas no ponto de venda. Foto: Al Sorbi / Shutterstock

Depois de desconstruir o estilo “loira perfeitinha” de sua principal boneca em função da pressão dos movimentos feminista e antirracista, a Mattel deu mais um passo para modernizar o perfil da barbie e anunciou o lançamento de uma coleção produzida a partir de lixo plástico retirado do oceano.

Batizada de Barbies Amam o Oceano, a nova linha foi produzida em parceria com a Envision Plastics, empresa especializada na reciclagem de produtos HDPE, tipo de plástico de polietileno de alta densidade. Os resíduos foram coletados dos mares da Baixa Califórnia em uma ação que inclui os esforços locais para minimizar o impacto no famoso golfo da região.

"Para realmente mostrar às próximas gerações que eles podem ser o que quiserem, devemos fazer a nossa parte pela preservação ambiental e promover comportamentos cotidianos sustentáveis”, disse Lisa McKnight, vice-presidente sênior da Mattel e chefe global do portfólio de bonecas, à CNN Business.

Empenhada em atingir seus objetivos de sustentabilidade, a gigante mundial dos brinquedos, que completou 75 anos de história no ano passado, se comprometeu a usar materiais plásticos ambientalmente responsáveis em todos os seus produtos e embalagens até 2030.

Recentemente, a companhia já havia anunciado um programa de logística reversa, o Mattel Palyback, que incentiva os consumidores a enviar de volta alguns modelos de brinquedos usados ou quebrados para que sirvam de base a novos produtos.

Todos os anos, mais de 380 milhões de toneladas de plástico são produzidas no mundo. Isso é quase o mesmo que 2,7 milhões baleias azuis ou mais de 100 vezes o peso de toda a população de baleias azuis. Atualmente, apenas 16% dos resíduos são reciclados para fazer novos plásticos, enquanto 40% são enviados para aterros sanitários, 25% para incineração. O resto é descartado na natureza.

VOCÊ PODE AJUDAR!

O seu papel é fundamental para a redução do uso do plástico ou para seu reaproveitamento. Uma primeira dica é verificar se a produção do que você anda usando em casa é feita com plástico reciclável.

Para isso, basta procurar o símbolo da reciclagem nas embalagens. São aquelas setinhas que apontam uma para outra em formato triangular. A segunda dica é separar o lixo em dois: comum e reciclável.

Assim, você garante que os resíduos plásticos sejam encaminhados para uma Central Mecanizada de Triagem ou para uma cooperativa de catadores de lixo reciclável.

CASO VOCÊ AINDA NÃO PRATIQUE A COLETA SELETIVA, AÍ ESTÃO ALGUMAS DICAS PARA COMEÇAR! FAÇA SUA PARTE!

Tenha duas lixeiras em casa para separar o lixo comum do reciclável, isso facilita o processo. Higienize suas embalagens antes de descartá-las para a coleta, o importante é utilizar água de reuso ou guardanapos sujos no procedimento.

Fique atento aos dias e horários que o caminhão da coleta seletiva passa na sua residência, não misture os sacos do comum com os recicláveis. Coloque o lixo para coleta com poucas horas de antecedência, assim, ele não corre o risco de ser levado pela chuva, entupindo bueiros e causando enchentes.

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados