21 de Maio de 2021,11h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A PlasticRoad, empresa especializada em soluções ambientalmente sustentáveis, anunciou há cerca de um mês a inauguração da primeira ciclovia feita com plástico reciclado das Américas.
Localizada na região da floresta de Chapultepec, Cidade do México, a obra evitou que quase uma tonelada de lixo plástico fosse incinerada, descartada nos aterros ou no meio ambiente.
Além da questão ambiental, a ciclovia também cumpre um importante papel no contexto da mobilidade urbana. Ao drenar a água das chuvas, evita as constantes enchentes na região.
Isso sem falar na sua capacidade de armazenamento pluvial, que ajuda a resolver outro grande problema dos moradores da cidade: o acesso à água potável. Outra vantagem é que se o material utilizado se desgasta, ele pode ser reciclado novamente. Ou seja, a ciclovia tem uma vida útil cíclica.
Secretária de Meio Ambiente da Cidade do México, Marina Robles García informa que a iniciativa faz parte de um programa de sustentabilidade lançado há dois anos pela prefeitura local.
“A iniciativa combina a ideia de buscar a mobilidade sustentável na cidade com a ação de dar nova vida ao lixo plástico. Acreditamos que juntos podemos construir uma cidade melhor e um futuro sustentável”, diz García.
O modelo da PlasticRoad foi desenvolvido na Holanda, onde a empresa implantou dois projetos pilotos para avaliar os resultados. Depois do sucesso em Zwolle, Giethoorn e na Cidade do México, o modelo está pronto para ser produzido em escala industrial.
“Durante uma transmissão ao vivo nesta quinta-feira (20), apresentaremos o produto para o mercado e mostraremos como ele pode ser uma solução de infraestrutura verde muito interessante”, diz o site da organização.
Texto produzido em 21/05/2021
Ferramenta evidencia perfil socioeconômico das cidades como fator decisivo na avaliação
Iniciativa reflete compromisso com sustentabilidade e serve de exemplo para outras cidades
Mundo gera cerca de 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano
Organizamos um passo a passo para ajudar a população da capital paulista