Recicla Sampa - México inaugura ciclovia de plástico reciclado
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

México inaugura ciclovia de plástico reciclado

Veja outros artigos relacionados a seguir

A PlasticRoad, empresa especializada em soluções ambientalmente sustentáveis, anunciou há cerca de um mês a inauguração da primeira ciclovia feita com plástico reciclado das Américas.

Localizada na região da floresta de Chapultepec, Cidade do México, a obra evitou que quase uma tonelada de lixo plástico fosse incinerada, descartada nos aterros ou no meio ambiente.  

Além da questão ambiental, a ciclovia também cumpre um importante papel no contexto da mobilidade urbana. Ao drenar a água das chuvas, evita as constantes enchentes na região.

Isso sem falar na sua capacidade de armazenamento pluvial, que ajuda a resolver outro grande problema dos moradores da cidade: o acesso à água potável. Outra vantagem é que se o material utilizado se desgasta, ele pode ser reciclado novamente. Ou seja, a ciclovia tem uma vida útil cíclica.

Secretária de Meio Ambiente da Cidade do México, Marina Robles García informa que a iniciativa faz parte de um programa de sustentabilidade lançado há dois anos pela prefeitura local.

“A iniciativa combina a ideia de buscar a mobilidade sustentável na cidade com a ação de dar nova vida ao lixo plástico. Acreditamos que juntos podemos construir uma cidade melhor e um futuro sustentável”, diz García.

O modelo da PlasticRoad foi desenvolvido na Holanda, onde a empresa implantou dois projetos pilotos para avaliar os resultados. Depois do sucesso em Zwolle, Giethoorn e na Cidade do México, o modelo está pronto para ser produzido em escala industrial. 

“Durante uma transmissão ao vivo nesta quinta-feira (20), apresentaremos o produto para o mercado e mostraremos como ele pode ser uma solução de infraestrutura verde muito interessante”, diz o site da organização.

Texto produzido em 21/05/2021


Últimas

Notícias

Descarte de algodão revela contradição na reciclagem de tecidos

Especialista aponta desperdício e defende avanço urgente da economia circular

03/12/2025
Notícias

Ancat entrega convite da ExpoCatadores ao ministro Boulos

Representantes de catadores defendem avanços por políticas públicas em Brasília

01/12/2025
Notícias

Brasil cria entidade para combater greenwashing

Novo órgão público vai rastrear e auditar toda cadeia da reciclagem no país

28/11/2025
Notícias

Estudo detecta microplásticos em frutos do mar no Brasil

Pesquisa identificou resíduos em 70% das amostras comercializadas no país

26/11/2025