01 de Julho de 2024,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Por meio do Decreto 12.063, o presidente Lula instituiu no último mês de junho uma certificação para produtos e serviços sustentáveis.
Batizado de Selo Verde Brasil, o programa tem o objetivo de atestar a sustentabilidade das cadeias produtivas e fortalecer a competitividade do mercado brasileiro no exterior.
De acordo com a equipe do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a adoção de um selo que identifique produtos e serviços com os princípios de sustentabilidade busca promover uma espécie de neoindustrialização nacional.
Ainda segundo a equipe do MDIC, a iniciativa deve estimular a transição para um mercado de produtos sustentáveis, além de impulsionar a economia circular no país.
“O Selo Verde Brasil será voluntário e poderá ser obtido para produtos que atendam aos critérios de sustentabilidade socioambiental a serem definidos em norma técnica elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”, informa o ministério em nota.
Serão incluídos, por exemplo, parâmetros relacionados à rastreabilidade da produção, pegadas de carbono, resíduos sólidos e eficiência energética.
O programa ainda vai oferecer assistência técnica e capacitação para empresas adaptarem seus processos produtivos aos novos critérios.
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) serão os principais parceiros para essa ação. Ou seja, as pequenas e microempresas também serão contempladas.
“O selo será confeccionado em consonância com os padrões nacionais e internacionais, assegurando a reciprocidade, a cooperação regulatória e o reconhecimento mútuo com os demais países, além de ser compatível com os demais instrumentos de fomento à transição energética, ecológica e economia sustentável nacionais”, finaliza a equipe do MDIC.
Existem alternativas com preços super acessíveis, até mais baratas que as tradicionais
Queda nos preços das commodities petroquímicas impactaram produtividade do setor
Relatório destaca redução do uso do carvão e avanço significativo de energia renováveis
Urnas ficam disponíveis até o dia 30 de novembro em onze estações