Recicla Sampa - Ministério cria certificação para produtos e serviços sustentáveis
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Ministério cria certificação para produtos e serviços sustentáveis

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Programa busca estimular transição para um mercado ecologicamente responsável. Foto: Jacob Lund / shuttestock.com

Por meio do Decreto 12.063, o presidente Lula instituiu no último mês de junho uma certificação para produtos e serviços sustentáveis. 

Batizado de Selo Verde Brasil, o programa tem o objetivo de atestar a sustentabilidade das cadeias produtivas e fortalecer a competitividade do mercado brasileiro no exterior. 

De acordo com a equipe do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a adoção de um selo que identifique produtos e serviços com os princípios de sustentabilidade busca promover uma espécie de neoindustrialização nacional.

Ainda segundo a equipe do MDIC, a iniciativa deve estimular a transição para um mercado de produtos sustentáveis, além de impulsionar a economia circular no país.

“O Selo Verde Brasil será voluntário e poderá ser obtido para produtos que atendam aos critérios de sustentabilidade socioambiental a serem definidos em norma técnica elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”, informa o ministério em nota.

Serão incluídos, por exemplo, parâmetros relacionados à rastreabilidade da produção, pegadas de carbono, resíduos sólidos e eficiência energética.

O programa ainda vai oferecer assistência técnica e capacitação para empresas adaptarem seus processos produtivos aos novos critérios.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) serão os principais parceiros para essa ação. Ou seja, as pequenas e microempresas também serão contempladas.

“O selo será confeccionado em consonância com os padrões nacionais e internacionais, assegurando a reciprocidade, a cooperação regulatória e o reconhecimento mútuo com os demais países, além de ser compatível com os demais instrumentos de fomento à transição energética, ecológica e economia sustentável nacionais”, finaliza a equipe do MDIC.


Últimas

Notícias

São Paulo mais que dobra coleta de resíduos com logística reversa

Volume passou de 302,51 mil toneladas em 2012 para 828,42 mil toneladas em 2023

16/07/2024
Notícias

Presidente Lula assina lei de incentivo à reciclagem no Brasil

Objetivo é reduzir custos operacionais e dinamizar cadeia produtiva do setor

15/07/2024
Notícias

Julho Sem Plástico é um convite para a reflexão

Ideia surgiu para desafiar pessoas a reduzirem consumo de plásticos descartáveis

12/07/2024
Dicas de Reciclagem

Lojas Melissa têm pontos de coleta de calçados da marca

Iniciativa de sustentabilidade garante destinação adequada aos chinelos e sandálias

11/07/2024