Recicla Sampa - Moda sustentável ganha destaque no Dia Internacional do Lixo Zero
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Moda sustentável ganha destaque no Dia Internacional do Lixo Zero

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Setor têxtil incinera ou descarta um caminhão de resíduos a cada segundo no mundo. Foto: Kostikova Natalia.

Celebrado em 30 de março, o Dia Internacional do Lixo Zero 2025 é promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela ONU-Habitat.

Neste ano, o tema escolhido foi “Rumo ao resíduo zero na moda e nos têxteis”, que busca conscientizar a população sobre o impacto ambiental do setor, uma das indústrias que mais contribuem para a crise do lixo em todo o planeta.

De acordo com a ONU, a moda e os têxteis geram anualmente 92 milhões de toneladas de resíduos, o que equivale a um caminhão de roupas incinerado ou descartado em aterros sanitários a cada segundo.

Para se ter uma ideia, entre 2000 e 2015, a produção de roupas dobrou, enquanto a duração do uso das peças caiu 36%, segundo a Fundação Ellen MacArthur.

Além disso, o setor é responsável por até 8% das emissões globais de gases de efeito estufa, por 9% da poluição por microplásticos nos oceanos e consome 215 trilhões de litros de água a cada ano.

Para a chefe do Departamento de Produtos Químicos e Saúde do PNUMA, Jacqueline Alvarez, a indústria têxtil precisa adotar um modelo mais sustentável e incorporar a agenda lixo zero, além de promover padrões sustentáveis de produção e consumo.

"O setor da moda impulsiona o consumo excessivo e agrava a poluição. Se a mudança para a circularidade não acontecer, os impactos ambientais continuarão crescendo", afirmou Alvarez.

Dia Internacional Lixo Zero

Em 14 de dezembro de 2022, a Assembleia Geral da ONU reconheceu formalmente a importância das iniciativas espalhadas pelos quatro cantos do mundo e proclamou 30 de março como o Dia Internacional do Lixo Zero.

Desde então, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a ONU-Habitat lideram as celebrações anuais da data, que busca promover padrões de consumo e produção sustentáveis e aumentar a conscientização sobre como o conceito contribui no avanço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.


Últimas

Notícias

Campanha Ondas Limpas coleta 1,4 tonelada de lixo em três meses

Sea Shepherd Brasil mobilizou 523 voluntários em 26 mutirões de limpeza

08/05/2025
Notícias

Colégio Arquidiocesano firma compromisso Lixo Zero

Tradicional escola paulistana adota meta de desviar 90% dos resíduos de aterros

07/05/2025
Notícias

Lula revoga decreto de importação de lixo reciclável

Decisão ocorre após pressão nacional de catadores contra risco de concorrência injusta

06/05/2025
Notícias

Reciclagem no Brasil pode gerar 244 mil empregos até 2040

Estudo indica que setor tem potencial para triplicar postos de trabalho no país

05/05/2025