21 de Dezembro de 2021,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Com pouco mais de 20 mil habitantes, o município paulista de Morungaba se destacou no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades e se tornou a cidade mais sustentável do Brasil, entre as 770 avaliadas.
A primeira colocada fica na região metropolitana de Campinas e sua pontuação geral em relação aos objetivos da pesquisa é 73,4 (de 100), com destaque para as metas ambientais, como energias renováveis e acessíveis, e produção e consumo sustentáveis, que foram atingidas.
O sistema foi classificado por cores (verde, amarelo, laranja e vermelho) e indicou em que medida um município está longe de atingir o objetivo. Quanto mais próximo do vermelho, mais distante de atingir o objetivo estará o município.
Entre os itens bem avaliados do município paulista, avaliados com classificação verde, estão: energias renováveis e acessíveis; produção e consumo sustentáveis e proteção da vida terrestre.
A classificação é resultado do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR), promovido pelo Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network, organização vinculada à ONU.
O programa oferece uma agenda de sustentabilidade urbana dividida em 12 eixos temáticos e 260 indicadores, relacionados às diversas áreas da administração pública e alinhados aos objetivos atua para o desenvolvimento justo e sustentável das cidades no Brasil.
Entre as 50 primeiras cidades do ranking de 2021, 45 estão no estado de São Paulo, entre elas a capital paulista, megalópole de 12,3 milhões de pessoas, quarta maior do mundo.
A iniciativa está vinculada à Agenda 2030, uma agenda mundial apresentada em 2015 pela ONU aos países-membros.
Ela estabeleceu metas, prazos e compromissos voltados ao desenvolvimento sustentável e ao enfrentamento dos principais problemas globais.
Texto produzido em 21/12/2021
Cidade coleta mais de mil toneladas de resíduos orgânicos em uma semana
Estudo estima que Brasil perde até um milhão de vagas ao desperdiçar materiais
Transação pioneira marca avanço inédito no setor de economia circular do país
Projeto busca ampliar produtividade e renda dos profissionais do setor