21 de Dezembro de 2021,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Com pouco mais de 20 mil habitantes, o município paulista de Morungaba se destacou no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades e se tornou a cidade mais sustentável do Brasil, entre as 770 avaliadas.
A primeira colocada fica na região metropolitana de Campinas e sua pontuação geral em relação aos objetivos da pesquisa é 73,4 (de 100), com destaque para as metas ambientais, como energias renováveis e acessíveis, e produção e consumo sustentáveis, que foram atingidas.
O sistema foi classificado por cores (verde, amarelo, laranja e vermelho) e indicou em que medida um município está longe de atingir o objetivo. Quanto mais próximo do vermelho, mais distante de atingir o objetivo estará o município.
Entre os itens bem avaliados do município paulista, avaliados com classificação verde, estão: energias renováveis e acessíveis; produção e consumo sustentáveis e proteção da vida terrestre.
A classificação é resultado do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR), promovido pelo Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network, organização vinculada à ONU.
O programa oferece uma agenda de sustentabilidade urbana dividida em 12 eixos temáticos e 260 indicadores, relacionados às diversas áreas da administração pública e alinhados aos objetivos atua para o desenvolvimento justo e sustentável das cidades no Brasil.
Entre as 50 primeiras cidades do ranking de 2021, 45 estão no estado de São Paulo, entre elas a capital paulista, megalópole de 12,3 milhões de pessoas, quarta maior do mundo.
A iniciativa está vinculada à Agenda 2030, uma agenda mundial apresentada em 2015 pela ONU aos países-membros.
Ela estabeleceu metas, prazos e compromissos voltados ao desenvolvimento sustentável e ao enfrentamento dos principais problemas globais.
Texto produzido em 21/12/2021
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil