Recicla Sampa - Município paulista é eleito o mais sustentável do Brasil
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Município paulista é eleito o mais sustentável do Brasil

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Município de Morungaba. Foto: Danilo de oliveira / Shutterstock.com

Com pouco mais de 20 mil habitantes, o município paulista de Morungaba se destacou no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades e se tornou a cidade mais sustentável do Brasil, entre as 770 avaliadas.

A primeira colocada fica na região metropolitana de Campinas e sua pontuação geral em relação aos objetivos da pesquisa é 73,4 (de 100), com destaque para as metas ambientais, como energias renováveis e acessíveis, e produção e consumo sustentáveis, que foram atingidas.

O sistema foi classificado por cores (verde, amarelo, laranja e vermelho) e indicou em que medida um município está longe de atingir o objetivo. Quanto mais próximo do vermelho, mais distante de atingir o objetivo estará o município.

Entre os itens bem avaliados do município paulista, avaliados com classificação verde, estão: energias renováveis e acessíveis; produção e consumo sustentáveis e proteção da vida terrestre.

A classificação é resultado do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR), promovido pelo Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network, organização vinculada à ONU.

O programa oferece uma agenda de sustentabilidade urbana dividida em 12 eixos temáticos e 260 indicadores, relacionados às diversas áreas da administração pública e alinhados aos objetivos atua para o desenvolvimento justo e sustentável das cidades no Brasil.

Entre as 50 primeiras cidades do ranking de 2021, 45 estão no estado de São Paulo, entre elas a capital paulista, megalópole de 12,3 milhões de pessoas, quarta maior do mundo.

A iniciativa está vinculada à Agenda 2030, uma agenda mundial apresentada em 2015 pela ONU aos países-membros.

Ela estabeleceu metas, prazos e compromissos voltados ao desenvolvimento sustentável e ao enfrentamento dos principais problemas globais.

Texto produzido em 21/12/2021


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024