Nespresso e Correios implantam projeto de logística reversa

23/03/2021

Imagem - Máquina e cápsulas de Nespresso. Foto: amenic181 / Envato

Máquina e cápsulas de Nespresso. Foto: amenic181 / Envato

A Nespresso deu início na última semana a um projeto-piloto de logística reversa para coletar cápsulas de café usadas pelos consumidores em unidades dos Correios nas cidades de Fortaleza, São Paulo, Piracicaba e Santos.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre as duas organizações e integra a estratégia da famosa marca do Grupo Nestlé para ampliar a sua capacidade de reciclagem em nível nacional que completa 10 anos em 2021.

Para fazer o descarte, basta ir até as agências listadas ao fim deste texto e descartar as cápsulas nos locais determinados. Os Correios ficarão responsáveis pela transferência do material até o Centro de Reciclagem da Nespresso, localizado na capital paulista.

Gerente de Sustentabilidade da marca no Brasil, Cecilia Soares explicou que no processo de economia circular o alumínio é infinitamente reciclável. “Ou seja, ele volta para o seu ciclo de vida em formas variadas, como bicicletas e canetas. Já o pó de café é compostado e vira adubo orgânico”, contou Soares.

Segundo os idealizadores, a parceria entre Correios e Nespresso está só no começo e a ideia é chegar, gradativamente, a diferentes regiões do Brasil. Floriano Peixoto, presidente da estatal, destacou o engajamento dos Correios em ações que promovam a sustentabilidade. 

“Vamos oferecer soluções acessíveis e confiáveis para aumentar a participação da população nesses projetos. A empresa tem adaptado seus serviços a essas necessidades, somando atitudes empresariais e individuais que gerem valor a sociedade”, disse Peixoto.

Cápsulas de Nespresso usadas. Foto: rawf8 / Envato

Logística Reversa

Desde 2010, quando foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa passou a ser uma realidade nas empresas brasileiras. Mas o que é a logística reversa e porque ela é tão importante no contexto da reciclagem de lixo e no impacto dos resíduos no meio ambiente?

Bom, de acordo com o texto da Lei Federal 12.305/2010, a logística reversa é um conjunto de ações destinadas a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação final ambientalmente adequada.

Na prática, a logística reversa promove a coleta, o reuso, a reciclagem, o tratamento e a disposição final dos resíduos após o consumo dos produtos. Ou seja, está diretamente vinculada à responsabilidade das empresas pelas embalagens onde seus produtos são vendidos.

Confira abaixo os pontos de coleta da parceria Nespresso / Correios

Agência Central de Fortaleza
Rua Senador Alencar, 38, Centro, CEP: 60030-970, Fortaleza (CE)

Agência Central de São Paulo
Praça do Correio, s/n, Centro, CEP: 01031-970, São Paulo (SP) 

Agência Santos
Rua Cidade de Toledo, 41, Centro, CEP: 11010-970, Santos (SP)

Agência Piracicaba
Av. Armando de Salles Oliveira, 1136, Centro, CEP: 13400-97, Piracicaba (SP)

Texto produzido em 23/03/2021 

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados