Nesse São João, Recicla Sampa traz dicas para um arraiá sustentável

24/06/2019

Imagem - Bandeirinhas juninas feitas de tecido. Foto: Parangolé

Bandeirinhas juninas feitas de tecido. Foto: Parangolé

Comemorada desde o século 17, a Festa Junina é o evento mais tradicional e celebrado do país, só perdendo para o Carnaval.  Além de popular, é uma festa simples, que pode ser organizada até mesmo dentro de casa. E neste ano, por que não apostar em um evento mais sustentável?

Para ajudar você organizar uma festa amiga do meio ambiente, o Recicla Sampa entrevistou Raquil Lange, uma das sócias da Parangolé, marca de produtos festivos ecológicos. “Estamos há 10 anos no mercado, priorizamos utensílios que geram menos impacto ao meio ambiente, como copos de papel compostável e talheres de madeira. E adoramos dar ideias para eventos que desse tipo”, conta.

Confira cinco dicas da profissional para fazer uma festa junina sustentável:

Bandeiras feitas de pano. Foto: Anahy Modeneis/shutterstock.com

Bandeirinhas de tecido ou de folhas de revistas

As tradicionais bandeirinhas das festas juninas feitas com papel de seda, geralmente usadas para fazer pipas, podem ser substituídas por retalhos de tecido. Caso não tenha em casa, você pode ir até o Banco de Tecidos na Lapa, bairro da zona oeste de São Paulo, para adquirir várias opções por um bom preço. Saiba mais aqui.

“No tecido, é mais fácil recortar livremente, do tamanho que a pessoa gosta, testar e usar a primeira bandeirinha como molde das outras”, diz.

Já quem tiver revistas velhas sobrando, pode fazer recortes com as folhas, principalmente as mais coloridas. Com a tesoura, faça formato de triangulo ou aquele tradicional retângulo com um triângulo vazado embaixo. Há muitos sites que disponibilizam vários tipos de moldes, mas se preferir, faça download dos moldes feitos pela Parangolé aqui.

É importante adquirir um rolo de barbante para amarrar bandeirinha por bandeirinha e depois pendure onde desejar.
 

“Após a festa, guarde os itens em uma caixa e reutilize para o próximo ano”.

 

Guardanapos de tecido

Aproveite os tecidos das bandeirinhas que sobraram para criar guardanapos de tecido para servir as comidas. “Prefira também alimentos que são mais fáceis de comer com a mão e que podem ornar com o guardanapo, como milho, pedaços de bolo e tortas”. Sem falar que no final da festa, é possível lavar os itens e reutilizá-los.

Imagem - Paçocas na mesa decoradas com panos coloridos. Foto: EVELYN CALIMAM SAMPAIO /shutterstock.com

Paçocas na mesa decoradas com panos coloridos. Foto: EVELYN CALIMAM SAMPAIO /shutterstock.com

Enfeites feitos com palitos de dentes e tecidos

Com as sobras do tecido, faça pequenos triângulos, cole nos palitos de dente e espete nas comidas que estiverem na mesa como: paçoquinhas, cocadas, pés de moleque e o que mais preferir.  “É algo muito simples, mas que fica visualmente bonito”.

Lanternas feita com um copo de vidro, papel e vela

“Parecem ser difíceis de fazer, mas as lanternas feitas com copo de vidro e papel são muito fáceis de montar”. Pegue um papel sulfite colorido ou reaproveite uma folha de revista colorida e traceje linhas na posição horizontal, uma ao lado da outra. Deixe as bordas livres e sem traços. Recorte as linhas tracejadas e dobre cada filete ao meio.

Depois, cubra um copo com essa arte feita no papel e prenda as bases do copo com fita adesiva. Depois, coloque uma vela decorativa, pequena e redonda dentro do copo. Para ter acesso ao molde, clique aqui.

Duas lixeiras coloridas

Mesmo com tantos cuidados para reutilizar e gerar menos resíduos durante a festa junina, é preciso colocar duas lixeiras com cores diferentes no evento: uma para descartar os materiais recicláveis e outra para o lixo comum.

Coloque cartazes ilustrativos nas lixeiras, assim fica mais fácil e rápido identificar na hora do descarte. O Recicla Sampa conta com materiais disponíveis para impressão aqui.

Serviço:

Parangolé
Rua Andrade Fernandes, 55, Vila Madalena
Telefone: (11) 3854-9483

Texto produzido em 24/06/2019

 

Tags: matérias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados