Recicla Sampa - Nestlé começa a reciclar embalagens de salgadinhos e chocolates
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Nestlé começa a reciclar embalagens de salgadinhos e chocolates

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Embalagem de salgadinho. Foto: twenty20photos / Envato

Maior empresa do mundo no ramo de alimentos e bebidas, a Nestlé anunciou nesta semana o início das atividades de um programa para reciclar as embalagens dos salgadinhos e chocolates produzidas com filme plástico metalizado, conhecido na indústria como BOPP (polipropileno biorientado).

O projeto é desenvolvido em parceria com a TerraCycle e além da capacitação de cooperativas de catadores, inclui o engajamento dos consumidores para a correta destinação do lixo reciclável. O objetivo da iniciativa de logística reversa é reaproveitar o BOPP para embalar novos itens.

Para quem não sabe, o BOPP é um plástico metalizado. Devido à sua composição, esse material acaba não sendo reciclado pois os custos são superiores ao valor que a matéria prima é vendida no final da cadeia. Exatamente por isso, segundo a Nestlé, ele ganhou uma atenção especial da companhia.

“A iniciativa que insere as marcas de chocolates e biscoitos da Nestlé na estratégia de economia circular gera uma solução tangível para uma embalagem ser reciclada, desenvolve e impulsiona a cadeia de reciclagem, além de possuir aspecto social ao gerar valor para instituições sem fins lucrativos e escolas públicas”, explica Bárbara Sapunar, Head de CSV (Criação de Valor Compartilhado) da Nestlé Brasil.

Para se engajar no projeto, você precisa fazer um cadastro no site da iniciativa e imprimir a etiqueta própria para a postagem. Depois, é só armazenar as embalagens em uma caixa e postar nos Correios com custo zero, gratuitamente. São aceitas embalagens de qualquer marca e tamanho que utilizam o plástico metalizado: salgadinhos, misturas para bolo, barrinhas de cereal, ovos de Páscoa, etc.

Para cada 1 kg de embalagens enviadas, seu time de coleta recebe 300 pontos TerraCycle, equivalente a R$ 3, que podem ser revertidos em doações para entidades sem fins lucrativos ou escolas públicas de sua escolha.

A Nestlé informa que assumiu o compromisso global de tornar 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025. Atualmente, 95% embalagens no Brasil já são desenhadas para serem recicladas ou reutilizadas, considerando materiais como papel e papelão, vidro, metais e plásticos.

Texto produzido em 10/04/2021


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024