27 de Setembro de 2021,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Nestlé, gigante mundial do setor de alimentos e bebidas, deicidiu minimizar os seus nocivos impactos ambientais e se uniu com a TerraCycle, empresa de soluções de resíduos de difícil reciclabilidade, para coletar e reciclar o plástico metalizado (BOPP-Polipropileno Biorientado), normalmente utilizado nas embalagens de biscoitos e chocolates.
Normalmente, o BOPP não é reciclado devido à sua característica e composição, pois os custos no processo são maiores do que o valor obtido com a venda da matéria-prima reciclada no final da cadeia. Então, acaba não sendo interessante para muitas cooperativas.
Com essa iniciativa de logística reversa lançada pela Nestlé, espera-se viabilizar a reciclagem deste tipo de embalagem de qualquer marca e de outros produtos como salgadinhos, barrinhas de cereal, macarrões e ovos de páscoa.
Os materiais descartados passam por um processo de reciclagem, que começa na separação e depois vai para a lavagem, moagem (trituração) e extrusão. Na extrusão, as embalagens são derretidas e moldadas no formato de espaguetes.
Na última etapa, os espaguetes são cortados em pequenos grãos chamados pellets plásticos. Essa matéria-prima é utilizada na fabricação de outros objetos como vasos de planta, baldes, lixeiras, pás, cones de trânsito e bancos.
O processo é todo gratuito para o consumidor, que ainda tem a oportunidade de ajudar uma entidade sem fins lucrativos ou escola pública.
Funciona assim: para cada 1kg de embalagens enviadas recebem-se 300 pontos TerraCycle. Eles equivalem a R$ 3,00, que podem ser revertidos em doações.
Agora que você conhece bem o projeto, só falta começar a reciclar as suas embalagens também. Quer saber como? Se liga!
O primeiro passo é cadastrar-se no site da TerraCycle individualmente ou coletivamente como cooperativa ou escola, por exemplo.
Depois, você deve juntar as suas embalagens (não precisam estar lavadas) e colocar em uma caixa sem propaganda. Pode ser uma caixa reaproveitada contanto que estejam tapados os dizeres ou a parte escrita esteja virada ao contrário.
As embalagens podem ser todas aquelas citadas acima. Não são aceitas, de forma alguma, embalagens de molhos, café à vácuo e produtos líquidos.
Após toda essa preparação, imprima a etiqueta no site e leve a caixa até a agência de Correios mais próxima. O envio é todo por conta da TerraCycle.
Agora é só acumular os pontos para convertê-los em doações para instituições sem fins lucrativos.
Iniciativa promove educação ambiental e transforma resíduos tóxicos em artesanato
Iniciativa oferece remuneração via Pix pela entrega de materiais recicláveis
Ausência de padronização e baixo valor dos materiais exigem políticas públicas firmes
Evento gratuito acontece em maio no Parque Villa Lobos, zona oeste da capital