Recicla Sampa - Noronha terá o 1° Laboratório de Economia Circular do Brasil
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Noronha terá o 1° Laboratório de Economia Circular do Brasil

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Fernando de Noronha. Foto: MontenegroStock / Shutterstock.com

Líder mundial de embalagens sustentáveis de alumínio, a Ball Corporation anunciou a construção do 1º Laboratório de Economia Circular do Brasil em Fernando de Noronha (PE).

Batizado de VADELATA Pelo Planeta, o empreendimento centralizará a coleta das latinhas de alumínio da Ilha a partir de um modelo inovador e totalmente sustentável.

O prédio conta com um projeto de arquitetura baseado nos conceitos mais atualizados do ponto de vista da sustentabilidade ambiental e será uma referência para novos modelos de economia circular.

Na prática, além de ser um local para pré-processamento das latas para reciclagem, o laboratório será um espaço multiuso para diferentes atividades socioeducativas como palestras, cursos, exposições e salas de debate.

O laboratório servirá ainda como base para demonstração de novas tecnologias que suportam a transição para uma economia sustentável e de baixo carbono.

Vice-Presidente Comercial e de Sustentabilidade da Ball para a América do Sul, Fauze Villatoro conta que a entrada da Ball na Ilha tem como base o relacionamento com a comunidade local e reforça o conceito de que não há fronteiras no oceano.

“Está tudo interligado e nossas ações refletem na sociedade e, especialmente, no meio ambiente como um todo”, explica Villatoro.

Com previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2022, a expectativa do projeto é de reciclar cerca de 50 toneladas de alumínio no primeiro ano pós-pandemia.

Tudo isso por meio de um modelo de coleta completamente inovador no Brasil: pontos de entrega voluntária disponíveis para consumidores e grandes geradores, como bares, hotéis e restaurantes, agendamento de coleta por meio de aplicativo móvel, transporte de latas em ecobags retornáveis e veículos elétricos.

Texto produzido em 4/11/2021


Últimas

Notícias

Brasil pode alcançar 95% de energia renovável até 2026

Pesquisa coloca país na vanguarda mundial da transição energética

04/03/2024
Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024