Nunca descarte sua máscara no lixo reciclável

26/02/2021

Imagem - Máscaras e luvas descartadas de maneira incorreta podem poluir nosso meio ambiente. Foto: Fevziie/shutterstock

Máscaras e luvas descartadas de maneira incorreta podem poluir nosso meio ambiente. Foto: Fevziie/shutterstock

A máscara se tornou fundamental na vida de todo mundo. Mas ela pode prejudicar o meio ambiente e contaminar os catadores e lixeiros caso descartada de forma incorreta. Por isso a gente precisa ficar atento e saber o que fazer.

As estimativas indicam que o Brasil pode descartar mais de 12 bilhões de máscaras durante a crise sanitária causada pelo covid, isso se a conta levar em consideração que cada brasileiro tem cinco delas em média.

Como forma de ilustrar o tamanho do problema, o peso de todo esse lixo equivale a 4,7 mil elefantes africanos ou a 7,9 mil ônibus, desses que a gente toma para ir e voltar do trabalho e da escola.

Coordenadora de conteúdos do Instituto Akatu, Larissa Kuroki explica que máscaras de pano, cirúrgicas ou descartáveis podem estar contaminadas e, mesmo após a higienização, recomenda-se que sejam descartadas no lixo comum.

“Este cuidado é muito importante. Assim evitamos uma possível contaminação dos lixeiros e trabalhadores das cooperativas de reciclagem. É importante lembrar: nunca jogue fora máscaras no chão ou na rua para não ocorrer possíveis contaminações nem prejudicar o meio ambiente", destaca Larissa.

Fonte: EBC

Texto produzido em 26/02/2021

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados