26 de Fevereiro de 2021,14h30
Veja outros artigos relacionados a seguir
A máscara se tornou fundamental na vida de todo mundo. Mas ela pode prejudicar o meio ambiente e contaminar os catadores e lixeiros caso descartada de forma incorreta. Por isso a gente precisa ficar atento e saber o que fazer.
As estimativas indicam que o Brasil pode descartar mais de 12 bilhões de máscaras durante a crise sanitária causada pelo covid, isso se a conta levar em consideração que cada brasileiro tem cinco delas em média.
Como forma de ilustrar o tamanho do problema, o peso de todo esse lixo equivale a 4,7 mil elefantes africanos ou a 7,9 mil ônibus, desses que a gente toma para ir e voltar do trabalho e da escola.
Coordenadora de conteúdos do Instituto Akatu, Larissa Kuroki explica que máscaras de pano, cirúrgicas ou descartáveis podem estar contaminadas e, mesmo após a higienização, recomenda-se que sejam descartadas no lixo comum.
“Este cuidado é muito importante. Assim evitamos uma possível contaminação dos lixeiros e trabalhadores das cooperativas de reciclagem. É importante lembrar: nunca jogue fora máscaras no chão ou na rua para não ocorrer possíveis contaminações nem prejudicar o meio ambiente", destaca Larissa.
Fonte: EBC
Texto produzido em 26/02/2021
Projeto usa inteligência artificil para restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica
Alta nos preços desafia objetivos de sustentabilidade da empresa
Encontro com Ministério da Fazenda debate integração de catadores ao sistema de emissões
Cidadão pode acionar canais oficiais e a subprefeitura da região para combater a prática