26 de Fevereiro de 2021,14h30
Veja outros artigos relacionados a seguir
A máscara se tornou fundamental na vida de todo mundo. Mas ela pode prejudicar o meio ambiente e contaminar os catadores e lixeiros caso descartada de forma incorreta. Por isso a gente precisa ficar atento e saber o que fazer.
As estimativas indicam que o Brasil pode descartar mais de 12 bilhões de máscaras durante a crise sanitária causada pelo covid, isso se a conta levar em consideração que cada brasileiro tem cinco delas em média.
Como forma de ilustrar o tamanho do problema, o peso de todo esse lixo equivale a 4,7 mil elefantes africanos ou a 7,9 mil ônibus, desses que a gente toma para ir e voltar do trabalho e da escola.
Coordenadora de conteúdos do Instituto Akatu, Larissa Kuroki explica que máscaras de pano, cirúrgicas ou descartáveis podem estar contaminadas e, mesmo após a higienização, recomenda-se que sejam descartadas no lixo comum.
“Este cuidado é muito importante. Assim evitamos uma possível contaminação dos lixeiros e trabalhadores das cooperativas de reciclagem. É importante lembrar: nunca jogue fora máscaras no chão ou na rua para não ocorrer possíveis contaminações nem prejudicar o meio ambiente", destaca Larissa.
Fonte: EBC
Texto produzido em 26/02/2021
Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas
Organização aproveita férias de julho para convocar participação da garotada
Mutirão em São Mateus distribuiu EPIs, ofereceu atendimentos e acolheu trabalhadores
Ferramenta criada com ajuda da ONU apoia ações locais de proteção dos recursos hídricos