Recicla Sampa - Oito em cada dez pessoas querem proibição de plásticos descartáveis
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Oito em cada dez pessoas querem proibição de plásticos descartáveis

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Humanidade produz cerca de 460 milhões de toneladas de plástico por ano.

Oito em cada dez pessoas no mundo querem a proibição de plásticos descartáveis, como sacolas de compras, talheres, copos e pratos de uso único.

O levantamento foi realizado com o objetivo de entender a opinião pública sobre uma série de regras globais que estão sendo pensadas para regular a fabricação, o consumo e a gestão dos plásticos após o fim da vida útil.

O debate gira em torno de regras e medidas que podem ser incluídas em um tratado global sobre poluição plástica. A legislação está em negociação na Assembleia do Meio Ambiente da ONU desde 2022 e o debate inclui 175 países.

De acordo com a pesquisa encomendada pela WWF e pelo movimento Plastic Free Foundation, 90% dos entrevistados acreditam que é importante existirem regras globais para proibir produtos químicos usados em plásticos que sejam nocivos para a saúde humana e para o meio ambiente.  

Ainda de acordo com o estudo, 86% acham que deve ser exigido que novos produtos e embalagens plásticas contenham plástico reciclado e 88% pedem que haja rotulagem de produtos plásticos.

Impacto da poluição plástica

A humanidade produz cerca de 460 milhões de toneladas de plástico por ano. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, sem medidas urgentes, esse número deve triplicar até 2060.

Globalmente, 46% dos resíduos plásticos acabam nos aterros sanitários, 22% são mal descartados e vão parar no meio ambiente, 17% são incinerados e 15% são coletados para reciclagem, com menos de 9% realmente reciclados.

A poluição plástica marinha aumentou 10 vezes desde 1980 e já afeta pelo menos 267 espécies animais, incluindo 86% das tartarugas marinhas, 44% das aves marinhas e 43% dos mamíferos marinhos.

De acordo com um estudo do Pnuma, mais de 14 milhões de toneladas de plástico entram e danificam os ecossistemas aquáticos anualmente no mundo todo.

Além disso, espera-se que as emissões de gases de efeito estufa associadas aos plásticos representem 15% do total de emissões permitidas até 2050 se a humanidade limitar o aquecimento global a 1,5°C.


Últimas

Notícias

Julho Sem Plástico convida a repensar hábitos de consumo

Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas

04/07/2025
Notícias

SeaShepherd Brasil organiza mutirões no litoral de SP

Organização aproveita férias de julho para convocar participação da garotada

03/07/2025
Notícias

Conexão cidadã leva saúde e dignidade a catadores da zona leste

Mutirão em São Mateus distribuiu EPIs, ofereceu atendimentos e acolheu trabalhadores

02/07/2025
Notícias

Comunidades se unem contra poluição plástica

Ferramenta criada com ajuda da ONU apoia ações locais de proteção dos recursos hídricos

30/06/2025