02 de Fevereiro de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Se tem um resíduo que causa dúvidas nas pessoas na hora de descartar são as roupas íntimas.
E na real, descartar esses itens não é fácil mesmo. A gente fica meio assim, né, pensando: pô, não é porque a pessoa está em situação de vulnerabilidade que vou doar minhas cuecas e minhas calcinhas usadas para ela.
Mesmo que bem limpinhas, que tenham sido bem lavadas, são resíduos um tanto íntimos, como o próprio nome diz.
Isso sem contar a questão sanitária. Afinal, seria necessário eliminar todo tipo de agente infeccioso antes de fazer a doação, o que só é possível por meio de lavagens industriais.
Mas enfim, a boa notícia é que existe uma iniciativa que recebe, higieniza adequadamente e até recicla calcinhas, cuecas e sutiãs em São Paulo. Veja abaixo!
Projeto Doe Esperança - HOPE
Com o objetivo de reduzir o impacto ambiental de suas atividades e ajudar quem mais precisa, a HOPE, especializada em peças íntimas, criou o projeto Doe Esperança – Lingerie Para Todas.
A iniciativa arrecada, desinfeta e higieniza calcinhas, sutiãs e pijamas usados de qualquer marca, que são doados para ONGs, fundações ou entidades religiosas.
Mas atenção! As peças devem estar sem rasgos e devem cumprir sua utilidade (por exemplo, um sutiã sem o fecho não funciona mais como um sutiã, portanto não é uma peça funcional).
Para fazer a doação, basta ir até uma das unidades da HOPE que tenham urnas coletoras instaladas. Na capital de SP são oito unidades.
Aparelho é lixo eletrônico e não deve ser colocado no saco de recicláveis comuns
Cooperativas de SP enfrentam dificuldades para armazenar e vender o material
Projeto oferece reembolso automático e promete zerar uso de descartáveis ainda neste ano
Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas