ONG internacional vai promover reciclagem em 60 cidades brasileiras - Recicla Sampa
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Compartilhar - WhatsApp Compartilhar - Facebook Compartilhar - Twitter Compartilhar - Linkedin

ONG internacional vai promover reciclagem em 60 cidades brasileiras

28 de Junho de 2022,15h00

Foto1
Iniciativa promete reciclar até 30 mil toneladas de resíduos plásticos por ano. Foto: @role_sp

ONG internacional focada em impulsionar ações coletivas, a Aliança para o Fim do Lixo Plástico (Alliance) anunciou seu primeiro projeto no Brasil e vai promover a reciclagem do lixo plástico em 60 cidades brasileiras em parceria com a Recicleiros.

De acordo com uma nota publicada no site da organização, a iniciativa chega para ajudar a estruturar programas de coleta seletiva e promete estabelecer uma rede de 60 centros de triagem e reciclagem nos municípios.

Ainda segundo a nota, o projeto deve criar pelo menos três mil empregos e tem o objetivo de reciclar aproximadamente 30 mil toneladas de resíduos plásticos por ano.

As operações em cada cidade, selecionadas após um rigoroso processo de inscrição, estão previstas para começarem em quatro meses. O sistema pretende atingir sua capacidade operacional máxima em cinco anos.  

Depois desse período, toda a estrutura será entregue às cooperativas de reciclagem de lixo dos municípios, que ficaram responsáveis por administrar as atividades no futuro.

“Espera-se que a demanda por recicláveis ​​pós-consumo no Brasil cresça significativamente depois dos novos marcos regulatórios e essa colaboração visa preencher a lacuna entre a oferta e a demanda pelos materiais”, informa o site da Alliance.

O programa tem como referência um projeto piloto bem-sucedido implantado em nove cidades do Ceará que impulsionou o desenvolvimento de políticas públicas, engajando as populações na causa da reciclagem e desenvolvendo conexões com o mercado.

Fundador e Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Recicleiros, Erich Burger diz que a parceria com a Alliance se encaixa perfeitamente na missão do Instituto e estreita os vínculos com as pessoas.

“Além do investimento financeiro, essencial para o funcionamento das operações até a fase de equilíbrio, essa parceria nos permite alcançar e envolver mais a população e construir uma rede maior de parceiros e possibilidades”, comenta Erich.

Ícone - Carta

Receba nosso conteúdo


Últimas

Notícias

Com alta reciclabilidade, cobre é um resíduo valioso

Furto de cabos de semáforos na cidade de SP subiu 47% no primeiro semestre de 2022

03/08/2022
Notícias

Saiba como descartar o lixo de forma correta

É muito fácil separar os diferentes tipos de resíduos e começar a reciclar

02/08/2022
Notícias

Comissão da Câmara debate reciclagem de carros velhos no Brasil

Apenas 1,5% do carros velhos são reciclados no país; na Europa, índice chega a 85%

01/08/2022
Notícias

Maior parte do plástico de delivery não é reciclada, revela estudo

Dados inéditos indicam aumento de 46% de plástico enviado nos pedidos

29/07/2022