28 de Junho de 2022,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
ONG internacional focada em impulsionar ações coletivas, a Aliança para o Fim do Lixo Plástico (Alliance) anunciou seu primeiro projeto no Brasil e vai promover a reciclagem do lixo plástico em 60 cidades brasileiras em parceria com a Recicleiros.
De acordo com uma nota publicada no site da organização, a iniciativa chega para ajudar a estruturar programas de coleta seletiva e promete estabelecer uma rede de 60 centros de triagem e reciclagem nos municípios.
Ainda segundo a nota, o projeto deve criar pelo menos três mil empregos e tem o objetivo de reciclar aproximadamente 30 mil toneladas de resíduos plásticos por ano.
As operações em cada cidade, selecionadas após um rigoroso processo de inscrição, estão previstas para começarem em quatro meses. O sistema pretende atingir sua capacidade operacional máxima em cinco anos.
Depois desse período, toda a estrutura será entregue às cooperativas de reciclagem de lixo dos municípios, que ficaram responsáveis por administrar as atividades no futuro.
“Espera-se que a demanda por recicláveis pós-consumo no Brasil cresça significativamente depois dos novos marcos regulatórios e essa colaboração visa preencher a lacuna entre a oferta e a demanda pelos materiais”, informa o site da Alliance.
O programa tem como referência um projeto piloto bem-sucedido implantado em nove cidades do Ceará que impulsionou o desenvolvimento de políticas públicas, engajando as populações na causa da reciclagem e desenvolvendo conexões com o mercado.
Fundador e Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Recicleiros, Erich Burger diz que a parceria com a Alliance se encaixa perfeitamente na missão do Instituto e estreita os vínculos com as pessoas.
“Além do investimento financeiro, essencial para o funcionamento das operações até a fase de equilíbrio, essa parceria nos permite alcançar e envolver mais a população e construir uma rede maior de parceiros e possibilidades”, comenta Erich.
Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores
Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país
Projeto inclui hubs em três regiões do país e apoio direto a catadores e cooperativas
Simplificar materiais e cores facilitaria triagem e reduziria perdas no reaproveitamento