05 de Marco de 2022,13h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Com a batida de um martelo feito de lixo reciclado e uma grande salva de palmas, representantes de 175 nações concordaram na última quarta-feira (2) em começar a escrever um tratado global para tentar conter a poluição por resíduos plásticos.
Tudo indica que será um documento amplo e juridicamente vinculativo, que não se restringiria apenas a promover a reciclagem e a coleta do que já existe de lixo plástico no mundo, mas também incluiria restrições à sua fabricação.
“Fizemos história hoje”, disse Espen Barth Eide, ministro norueguês e presidente da Assembleia da ONU para o Meio Ambiente, logo após o fim da reunião, em Nairóbi, Quênia. O evento reuniu quase cinco mil pessoas, 3.400 presencialmente.
Especialistas ouvidos pelo New York Times afirmam que esse é o tratado mais importante desde o Acordo de Paris em 2015, quando houve consenso em reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Os representantes devem se reunir mais uma vez ainda este ano para a primeira rodadas de negociações. O primeiro passo é definir os detalhes do tratado e estabelecer metas. A previsão é que o acordo seja fechado em 2024.
Um estudo divulgado recentemente pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) apontou que apenas 9% dos 353 milhões de toneladas de resíduos plásticos do mundo foram reciclados em 2019.
Ainda de acordo com os dados da pesquisa, das 460 milhões de toneladas produzidas em 2019 no mundo, 353 milhões acabaram nos aterros sanitários ou na natureza.
VOCÊ PODE AJUDAR!
O seu papel é fundamental para a redução do uso do plástico ou para seu reaproveitamento. Uma primeira dica é verificar se a produção do que você anda usando em casa é feita com plástico reciclável. Para isso, basta procurar o símbolo da reciclagem nas embalagens. São aquelas setinhas que apontam uma para outra em formato triangular.
A segunda dica é separar o lixo em dois: comum e reciclável. Assim, você garante que os resíduos plásticos sejam encaminhados para uma Central Mecanizada de Triagem ou para uma cooperativa de catadores de lixo reciclável.
Texto produzido em 05/03/2022
Bloco europeu também estabelece metas para reduzir desperdício de alimentos até 2030
País africano baniu sacolas em 2008 e ampliou a restrição para itens de uso único em 2019
Ação representa um dos frutos mais expressivos da jornada pedagógica vivida pela turma
Vice-presidente anunciou medida durante entrega de caminhões a cooperativas do DF