13 de Julho de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Lançado no último mês de maio, um novo relatório da ONU, intitulado Turn Off the Tap (Feche a Torneira do Plástico), propõe uma nova abordagem para lidar com o impacto ambiental do lixo plástico.
O relatório destaca a necessidade de uma mudança cultural que passa por reduzir o uso desnecessário de plásticos, por redesenhar produtos e embalagens, e por promover a circularidade do material.
Para alcançar esse objetivo, o documento sugere ações em três frentes: reorientar, reutilizar e reciclar.
A reorientação propõe conduzir o mercado para alternativas sustentáveis, o que requer mudanças nos processos de produção de produtos e embalagens, na demanda dos consumidores e nos marcos regulatórios.
A reutilização é uma das estratégias-chave para transformar a atual “economia do descartável em uma sociedade do reuso”, destaca o texto. A ideia é viabilizar economicamente e socialmente o reaproveitamento dos produtos.
Para finalizar, o relatório destaca a importância de projetar plásticos para serem recicláveis e para melhorar o mercado pós-consumo do setor. Atualmente, apenas 9% dos resíduos plásticos são de fato reciclados no mundo.
O Turn Off the Tap enfatiza ainda que já existem condições objetivas para a implantação dessas soluções e afirma que uma mudança apoiada por leis mais duras trará benefícios econômicos e ajudará na construção de um futuro ambientalmente sustentável.
Evento é um espaço para experiências de negócios e fortalecimento da Reciclagem Popular
Catadora, negra e semi-analfabeta, escritora foi uma artista brasileira de espírito livre
Falta de consenso resultou em convocação de uma nova reunião para 2025
Orientação é levar de volta ao local onde você fez o exame