13 de Julho de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Lançado no último mês de maio, um novo relatório da ONU, intitulado Turn Off the Tap (Feche a Torneira do Plástico), propõe uma nova abordagem para lidar com o impacto ambiental do lixo plástico.
O relatório destaca a necessidade de uma mudança cultural que passa por reduzir o uso desnecessário de plásticos, por redesenhar produtos e embalagens, e por promover a circularidade do material.
Para alcançar esse objetivo, o documento sugere ações em três frentes: reorientar, reutilizar e reciclar.
A reorientação propõe conduzir o mercado para alternativas sustentáveis, o que requer mudanças nos processos de produção de produtos e embalagens, na demanda dos consumidores e nos marcos regulatórios.
A reutilização é uma das estratégias-chave para transformar a atual “economia do descartável em uma sociedade do reuso”, destaca o texto. A ideia é viabilizar economicamente e socialmente o reaproveitamento dos produtos.
Para finalizar, o relatório destaca a importância de projetar plásticos para serem recicláveis e para melhorar o mercado pós-consumo do setor. Atualmente, apenas 9% dos resíduos plásticos são de fato reciclados no mundo.
O Turn Off the Tap enfatiza ainda que já existem condições objetivas para a implantação dessas soluções e afirma que uma mudança apoiada por leis mais duras trará benefícios econômicos e ajudará na construção de um futuro ambientalmente sustentável.
São 952 projetos que buscam fortalecer economia circular e inclusão dos catadores
Projeto usa inteligência artificil para restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica
Alta nos preços desafia objetivos de sustentabilidade da empresa
Encontro com Ministério da Fazenda debate integração de catadores ao sistema de emissões