02 de Maio de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Pouco mais de 20 dias depois do início das ações, a Operação Centro Limpo já recolheu mais de mil toneladas extras de resíduos das vias da região central da cidade.
Ou seja, foram coletados um milhão de quilos de resíduos a mais do que na coleta regular, realizada no período noturno.
A operação é uma iniciativa da SP Regula (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo), em parceria com a Loga, concessionária responsável pela coleta no Agrupamento Noroeste da capital, e além do reforço na coleta, promove uma série de ações de fiscalização, conscientização e educação ambiental.
“Esse marco atesta que a ação vem cumprindo com eficiência a meta de manter o centro de São Paulo mais limpo. Contudo, é importante destacar que as nossas equipes têm se deparado com muitos pontos de descarte irregular ou situações em que os resíduos foram colocadas nas calçadas fora do horário de passagem do caminhão”, conta Edson Stek, diretor de operações da Loga.
“É fundamental para a limpeza da cidade que os munícipes e os comerciantes se conscientizem sobre o descarte correto dos resíduos, locais e horários apropriados, para que as embalagens não fiquem à deriva nas ruas, gerando sujeira nas vias”, completa Stek.
Parte estratégica da operação Centro Limpo é justamente a orientação dos munícipes e comerciantes sobre o descarte adequado dos resíduos.
Por isso, a iniciativa inclui um programa de conscientização, onde é feito o mapeamento dos grandes e pequenos geradores da região.
O objetivo é diminuir o número de descartes inadequados, feitos em locais e horários inapropriados.
Ainda de acordo com Edson, as equipes de conscientização da Loga já abordaram, desde o início do projeto, mais de 840 pontos comerciais e prédios residenciais.
“O centro histórico recebe muitos turistas, tem alto tráfego de pessoas e tem muitos comércios, por isso iniciamos o piloto e estamos comprometidos com a coleta e a limpeza nesta região. É preciso conscientizar as pessoas sobre o descarte correto dos resíduos que geram”, ressalta João Manoel da Costa Neto, diretor-presidente da SP Regula.
Leia mais
Prefeitura anuncia operação especial de coleta no centro de SP
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil
Organização sem fins lucrativos une reciclagem e defesa de animais abandonados