Recicla Sampa - Parque Ibirapuera faz aniversário e comemora marca lixo zero
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Parque Ibirapuera faz aniversário e comemora marca lixo zero

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Ibira se transforma em referência na gestão de resíduos para a América Latina. Foto: ERICA KOGISO / shutterstock.com

No fim do ano passado, noticiamos que uma parceria entre uma multinacional petroquímica e a concessionária Urbia prometia transformar o Parque Ibirapuera em referência na América Latina, com lixo zero até 2025.

E nesta semana, segundo os responsáveis pela iniciativa, o Ibira não só comemora seu 69º aniversário, como também anuncia a inauguração de uma nova central de reciclagem e a antecipação da meta, com a marca lixo zero já alcançada.

De acordo com os números divulgados para a imprensa, desde 2020 foram recicladas mais de 380 toneladas de resíduos descartados nas dependências do parque.

O número incluí os materiais recicláveis (vidro, plástico, metal, papel e eletrônicos), além dos famosos cocos verdes vendidos para o público pelos ambulantes.

Na divisão dos resíduos por classificação, foram coletadas 173 toneladas de recicláveis e 212 toneladas de coco, que foram encaminhadas para a compostagem

O QUE É LIXO ZERO?

De acordo com a Zero Waste International Alliance (ZWIA), o conceito do termo pode ser resumido da seguinte forma: conservar os recursos naturais do planeta através de processos ambientalmente responsáveis de produção, consumo e reutilização de produtos e embalagens.

Seu objetivo é um criar um sistema econômico livre de resíduos enviados para aterros, máquinas de incineração, florestas e oceanos. Na essência, o movimento busca alterar a cultura do “comprar, usar e descartar”.

No lugar, promove uma abordagem mais circular e menos linear da forma como consumimos atualmente. Seus princípios são orientados pela responsabilidade compartilhada por fabricantes, governos e população.

Na verdade, o Lixo Zero busca investigar e alterar todo o ciclo de vida de um produto ou material, destacando ineficiências, práticas de produção e de consumo insustentáveis.

É uma ideia que pretende minimizar ou até extinguir o desperdício, desde a produção até o consumo final.

Sua meta é fechar o ciclo proposto pela economia circular e redefinir todo o conceito de resíduo, garantindo que os recursos permaneçam em uso pelo maior tempo possível antes de serem devolvidos à terra, de preferência com pouco ou nenhum impacto ambiental no momento do descarte.


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024