12 de Setembro de 2018,00h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Em uma página de Facebook, moradores de São Paulo postam fotos de móveis e materiais descartados que podem se transformar em móveis para a casa. No melhor estilo “faça você mesmo”, não precisa nem perder tempo de ficar procurando os materiais pela cidade, basta só entrar no grupo do Clube da Caçamba SP.
A iniciativa começou com um grupo de cinco amigos no Whatsapp e se expandiu para o Facebook com 542 participantes. Na rede, as pessoas postam fotos com os endereços das caçambas cheias de móveis velhos ou materiais que foram jogados fora e podem ser reciclados.
Os integrantes, em geral, são de classe média e a maioria procura os materiais pelo centro da cidade em busca das “raridades” descartadas. E não precisa ter formação em marcenaria, design ou arquitetura para montar um móvel. É o caso de Gabriel Kolish, de 28 anos, um dos idealistas da iniciativa.
Kolish faz peças sem acabamento e utiliza ferramentas comuns como martelo e furadeira. Foi assim que criou sua mesa de jantar com duas portas de correr e cabeceiras de cama.
Os fundadores do Clube da Caçamba pretendem ampliar suas ações e buscam um espaço para ministrar aulas gratuitas sobre como transformar o lixo em mobília.
Cooperativas relatam dificuldade em vender material e pontos de coleta foram desativados
Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste
Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram
Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia