Paulistanos podem trocar lixo reciclável por energia

29/09/2021

Imagem - Ponto de Coleta Ecoenel. Foto: Divulgação

Ponto de Coleta Ecoenel. Foto: Divulgação

A Enel reabriu recentemente o ecoponto da iniciativa Ecoenel, que troca materiais recicláveis por desconto na conta de energia elétrica, na maior favela de São Paulo, Heliópolis. 

Agora são nove pontos espalhados pela cidade, que estavam fechados por conta da pandemia e com a flexibilização voltaram a funcionar, seguindo todos os protocolos de higiene e medidas de distanciamento social.

Materiais diversos são aceitos como papel, plá​stico, metal, vidro e embalagens TetraPak. Depois de coletados, esses resíduos são tratados e encaminhados para cooperativas e empresas de reciclagem. 

Os participantes, além de ajudar o meio ambiente com a destinação correta dos resíduos sólidos recicláveis, conseguem reduzir o custo ou até mesmo zerar o valor da conta de energia elétrica. 

Uma excelente notícia para a parcela da população com baixo poder aquisitivo em tempos de contas de luz cada vez mais caras.

Nos últimos dois anos, o projeto beneficiou cerca de 20 mil clientes com a concessão de mais de R$ 450 mil nas faturas de energia

Além disso, arrecadou mais de 2,2 milhões de toneladas de resíduos e evitou a emissão de 5,6 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

Como Funciona

De acordo com o site da Ecoenel, os interessados devem seguir os seguintes passos:  

  1. O interessado em participar vai até um ponto de coleta do projeto Ecoenel levando uma conta de energia elétrica e efetua seu cadastro;
  2. O cliente recebe um cartão de adesão que dá direito à troca de materiais recicláveis por descontos na próxima conta, sem limites de pesagem. Pode ser papel, plástico, metal, vidro ou embalagens TetraPak;
  3. O material é pesado e calculado de acordo com o valor praticado no mercado, que varia pelo tipo de resíduo;
  4. O participante recebe um comprovante do bônus, que será creditado na próxima conta de energia.

Confira os pontos de coleta da Ecoenel disponíveis na cidade de São Paulo.

Texto produzido em 29/9/2021

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados