29 de Setembro de 2021,13h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Enel reabriu recentemente o ecoponto da iniciativa Ecoenel, que troca materiais recicláveis por desconto na conta de energia elétrica, na maior favela de São Paulo, Heliópolis.
Agora são nove pontos espalhados pela cidade, que estavam fechados por conta da pandemia e com a flexibilização voltaram a funcionar, seguindo todos os protocolos de higiene e medidas de distanciamento social.
Materiais diversos são aceitos como papel, plástico, metal, vidro e embalagens TetraPak. Depois de coletados, esses resíduos são tratados e encaminhados para cooperativas e empresas de reciclagem.
Os participantes, além de ajudar o meio ambiente com a destinação correta dos resíduos sólidos recicláveis, conseguem reduzir o custo ou até mesmo zerar o valor da conta de energia elétrica.
Uma excelente notícia para a parcela da população com baixo poder aquisitivo em tempos de contas de luz cada vez mais caras.
Nos últimos dois anos, o projeto beneficiou cerca de 20 mil clientes com a concessão de mais de R$ 450 mil nas faturas de energia.
Além disso, arrecadou mais de 2,2 milhões de toneladas de resíduos e evitou a emissão de 5,6 mil toneladas de CO2 na atmosfera.
De acordo com o site da Ecoenel, os interessados devem seguir os seguintes passos:
Confira os pontos de coleta da Ecoenel disponíveis na cidade de São Paulo.
Texto produzido em 29/9/2021
Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores
Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país
Projeto inclui hubs em três regiões do país e apoio direto a catadores e cooperativas
Simplificar materiais e cores facilitaria triagem e reduziria perdas no reaproveitamento