Recicla Sampa - PL do Oceano Sem Plástico tem primeira vitória no Senado
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

PL do Oceano Sem Plástico tem primeira vitória no Senado

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Projeto tem texto aprovado e agora segue para análise da Comissão de Meio Ambiente da casa. Foto: Yes058 Montree Nanta / shutterstock.com

O Projeto de Lei 2524/2022, que propõe um marco regulatório para a Economia Circular e Sustentável do Plástico no Brasil, foi aprovado na última quarta-feira (18) na Comissão de Assuntos Sociais do Senado.  

O texto propõe soluções para a poluição causada por resíduos plásticos a partir da adoção de medidas de Economia Circular.

Agora, o projeto segue para análise da Comissão de Meio Ambiente, antes de ser encaminhado para a votação na Câmara dos Deputados.

“Este é um importante passo para garantirmos a urgente redução da poluição por plásticos. Segundo a ONU, a poluição por plásticos é a 2ª maior ameaça ambiental ao planeta”, comemorou a Oceana, organização que está à frente da mobilização pela aprovação do PL 2425.

Segundo o site da Associação Nacional dos Catadores (ANCAT), cerca de 325 mil toneladas de resíduos plásticos poluem o litoral brasileiro.

Para piorar, o lixo plástico se decompõe em partículas minúsculas que entram na cadeia alimentar dos peixes e dos animais marinhos e podem chegar ao organismo dos seres humanos.

Microplásticos já foram encontrados em quase todas as fontes de alimento oceânicas e detectados em 98% das espécies de peixes da bacia amazônica.

De acordo com uma pesquisa encomendada pela Oceana em 2021, 68% da população brasileira acredita que a poluição vai diminuir com o endurecimento da legislação para a produção de itens de uso único.

PARE O TSUNAMI DE LIXO PLÁSTICO

Em parceria com mais de 70 organizações, a ONG Oceana Brasil lançou no último mês de agosto a campanha: Pare o Tsunami de Lixo Plástico.

A iniciativa busca criar uma ampla rede de apoio ao PL 2524. “Com esse projeto de lei, governos e empresas brasileiras precisarão trabalhar juntos para acabar com os plásticos descartáveis, mantendo no sistema somente os recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis”, explica a equipe da ONG.

Clique aqui e assine o abaixo-assinado


Últimas

Notícias

Conheça a taxa brasileira de reciclagem dos principais materiais

Dados revelam desafios para ampliar volume de reaproveitamento e economia circular no país

23/05/2025
Notícias

Mundo recicla menos de 7% dos materiais consumidos anualmente

Dado foi divulgado durante Fórum Mundial de Economia Circular em São Paulo

22/05/2025
Notícias

Ocean Sole marca presença na Bienal do Lixo 2025

Organização africana transforma chinelos descartados nas praias em esculturas artísticas

21/05/2025
Notícias

Tributação dupla penaliza setor de reciclagem no país

Material reciclado paga imposto duas vezes e perde para matéria-prima virgem

20/05/2025