Plataforma troca computador velho por desconto em um novo - Recicla Sampa
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Compartilhar - WhatsApp Compartilhar - Facebook Compartilhar - Twitter Compartilhar - Linkedin

Plataforma troca computador velho por desconto em um novo

15 de Julho de 2022,16h00

Foto1
Programa de logística reversa da Intel garante reciclagem do lixo eletrônico. Foto: Elnur / shutterstock.com

Batizada de Recicla PC, uma parceria entre a Intel e a startup Circular Brain oferece descontos na compra de um computador novo quando um velho é descartado em um ponto de coleta ligado ao programa de logística reversa.

É simples participar. Basta entrar no site da iniciativa e passar algumas informações sobre o computador que você quer se desfazer.

A máquina, que pode ser de qualquer marca, será avaliada de forma imediata em diferentes quesitos, como estado de funcionamento e configurações.

Após essa primeira etapa, você já vai saber qual desconto será oferecido e ele pode ultrapassar R$ 1 mil nos modelos top de linha. 

Importante destacar que a maioria dos descontos não é muito alta, mas você garante alguma economia e ainda dá uma força para o meio ambiente com o descarte adequado do lixo eletrônico.

De acordo com os idealizadores, a meta é alcançar 20 mil computadores enviados para descarte correto somente neste primeiro ano de funcionamento.

O que é lixo eletrônico

O lixo eletrônico é todo objeto que possui um circuito elétrico dentro, seja esse circuito composto por uma fiação que vai ligar um motor ou, em casos mais complexos, aquele que possui placa eletrônica para tomada de decisão.

Entram na categoria de lixo eletrônico: geladeiras e freezers, micro-ondas e cafeteiras, torradeiras e ventiladores, computadores e celulares, controles remotos e cabos, entre outros exemplos. Importante lembrar que CDs e DVDs, por sua composição, também entram na categoria de eletrolixo.

Como descartar lixo eletrônico

Além do projeto da Green Eletron e dos pontos de descarte oferecidos pela Prefeitura, a cidade de São Paulo abriga uma iniciativa que recicla eletroeletrônicos.

É a Coopermiti, referência brasileira em logística reversa do setor. "É muito comum as pessoas associarem lixo eletrônico só com computador e com celular. Esquecem que secador de cabelo, liquidificadores e sanduicheiras são lixos e-lixos também. Tudo que funciona com eletricidade, inclusive com pilhas e baterias, entram nessa categoria”, explica Alexandre Luiz Pereira, presidente e idealizador da cooperativa de materiais eletrônicos.

Caso você tenha em sua casa aparelhos eletrônicos que precisam ser descartados, não deixe de procurar a Coopermiti, que fica na rua João Rudge, 366, Casa Verde Baixa, zona Norte da cidade.

Confira os pontos de descarte de lixo eletrônico na capital paulista e faça sua parte!

Texto produzido em 15/7/2022

Ícone - Carta

Receba nosso conteúdo


Últimas

Notícias

Com alta reciclabilidade, cobre é um resíduo valioso

Furto de cabos de semáforos na cidade de SP subiu 47% no primeiro semestre de 2022

03/08/2022
Notícias

Saiba como descartar o lixo de forma correta

É muito fácil separar os diferentes tipos de resíduos e começar a reciclar

02/08/2022
Notícias

Comissão da Câmara debate reciclagem de carros velhos no Brasil

Apenas 1,5% do carros velhos são reciclados no país; na Europa, índice chega a 85%

01/08/2022
Notícias

Maior parte do plástico de delivery não é reciclada, revela estudo

Dados inéditos indicam aumento de 46% de plástico enviado nos pedidos

29/07/2022